Após a oração do Ângelus ontem (16), o papa Francisco anunciou que estabeleceu que o Sínodo dos Bispos se estenda até 2024, para que um tempo maior de discernimentos favoreça “a compreensão da sinodalidade como dimensão constitutiva da Igreja”.

Diante dos 20 mil fiéis reunidos na Praça de São Pedro, o papa recordou que em 10 de outubro de 2021 “foi aberta a primeira fase da XVI Assembleia geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, sobre o tema 'Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão'".

“Desde então, a primeira fase do Sínodo está acontecendo nas Igrejas particulares, com escuta e discernimento. Os frutos do processo sinodal iniciado são muitos, mas para que amadureçam plenamente é preciso não ter pressa”, disse.

“Por isso, com o objetivo de dispor de um tempo de discernimento mais prolongado, determinei que esta assembleia sinodal vai decorrer em duas sessões: a primeira de 9 a 24 de outubro de 2023, e a segunda em outubro de 2024”, disse Francisco.

O papa Francisco desejou “que esta decisão possa favorecer a compreensão da sinodalidade como dimensão constitutiva da Igreja e ajudar todos a vivê-la num caminho de irmãos e irmãs, que testemunham a alegria do Evangelho””.

Em um comunicado publicado ontem, a Secretaria Geral do Sínodo disse que o artigo 3º da constituição apostólica Episcopalis Communio “contempla esta possibilidade” anunciada pelo papa.

Também afirmou que “esta escolha está em continuidade com o atual percurso sinodal, ao qual o próprio papa referiu-se esta manhã. O Sínodo não é um acontecimento, mas um processo, no qual todo o Povo de Deus é chamado a caminhar juntos em direção áquilo que o Espírito Santo o ajuda a discernir como sendo a vontade do Senhor para a sua Igreja”.

“Assim, a Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos assumirá também uma dimensão processual, configurando-se como ‘um caminho no caminho’, a fim de promover uma reflexão mais amadurecida para o maior bem da Igreja”, afirmou.

A declaração acrescentou que "desde o início, a Secretaria Geral do Sínodo escolheu o caminho da escuta e do discernimento, mesmo na fase de planejamento e implementação do processo sinodal".

“Nas próximas semanas, continuaremos o nosso discernimento a fim de melhor definir a celebração das duas sessões da 16ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos e o tempo que medeia entre elas. A seu tempo, comunicaremos sobre isto", afirmou.

A Secretaria do Sínodo informou que 112 das 114 conferências episcopais “realizaram um discernimento a partir do que emergiu das Igrejas particulares”.

“Agora, continua com uma Etapa Continental que culminará com a celebração das Assembleias Sinodais Continentais, entre Janeiro e Março de 2023, convocadas para rever a viagem feita, para continuar a escuta, o discernimento a partir do Documento da Etapa Continental e de acordo com as especificidades socioculturais das suas respetivas regiões, com o objetivo de dar um último passo neste caminho espiritual”, completou.

Confira também: