Começa neste fim de semana a festa de Santo Antônio de Sant’Anna Galvão, o Frei Galvão. Neste ano, a celebração recorda os 200 anos da morte do primeiro santo nascido no território brasileiro. Haverá programações no santuário arquidiocese de Frei Galvão, na cidade natal do santo, Guaratinguetá (SP), e no Mosteiro da Luz, onde ele morreu e está sepultado, em São Paulo (SP).

Antônio de Sant’Anna Galvão nasceu em Guaratinguetá (SP), em 10 de maio de 1739, em uma família que tinha muitas posses. Mas, abriu mão de tudo para atender ao chamado de Deus e seguir a vida religiosa. Aos 16 anos, ingressou no convento franciscano de São Boaventura de Macacu, no Rio de Janeiro (RJ). Em 1761, fez seus votos solenes e, um ano depois, foi admitido à ordenação sacerdotal. Foi, então, enviado para o convento de São Francisco, em São Paulo, a fim de aperfeiçoar os seus estudos de filosofia e teologia e exercitar-se no apostolado.

Em 1774, fundou o Recolhimento de Nossa Senhora da Conceição da Divina Providência, hoje Mosteiro da Luz, das irmãs concepcionistas. O próprio frei Galvão projetou e trabalhou na construção do recolhimento, incluindo a capela.

Foi no Mosteiro da Luz que passou os últimos dias de sua vida, aos cuidados das religiosas. Morreu em 23 de dezembro de 1822, aos 83 anos, com fama de santidade por toda uma vida dedicada a Cristo e às obras de caridade. Foi beatificado por são João Paulo II em 25 de outubro de 1998 e canonizado em 11 de maio de 2007 por Bento XVI, em São Paulo.

“É o primeiro santo brasileiro, testemunho de fé no meio de nós. Evangelizador na cidade de São Paulo. Foi frade franciscano, um exímio confessor. O grande destaque dele é o seu apostolado em favor da paz e da concórdia. Frei Galvão foi discípulo e missionário de Jesus Cristo aqui na nossa cidade e esse é o grande testemunho que nos deixa”, disse à ACI Digital padre José Arnaldo Juliano dos Santos, capelão do Mosteiro da Luz, destacando que foi neste local que o santo morreu.

No Mosteiro da Luz, da festa de Frei Galvão tem como tema “Há 200 anos no Mosteiro da Luz adormeceu no Senhor”. A programação começa no domingo (16), com a novena que segue até o dia 24. No dia 25 de outubro, dia de santo Antônio de Sant’Ann Galvão, haverá missas às 7h, 8h15, 10h, 11h15, 12h30, 14, 16h e 18h. Também haverá distribuição das pílulas de Frei Galvão todos os dias das 8h às 17h.

No santuário de Frei Galvão, em Guaratinguetá, a festa terá como tema “É morrendo que se vive para a vida eterna”. “O próprio são Francisco de Assis saúda a morte como irmã, que possibilita o contato com Aquele que sempre buscamos”, disse à ACI Digital frei Leandro Costa, membro da fraternidade do santuário. Segundo ele, para este ano, decidiram abordar esta temática para recordar “esse mistério de Deus na vida de Frei Galvão, a páscoa dele”.

Segundo o frade, o objetivo é levar os fiéis a reafirmar sua fé na ressurreição. Por isso, recorda a fala do apóstolo Paulo, na primeira carta aos coríntios: “se Cristo não tivesse ressuscitado, vã seria nossa fé”.

“O grande valor da fé está baseado na ressurreição. É justamente conduzir as pessoas ao entendimento de que a morte é um fato da vida, mas que deve ser experimentada na esperança de nos encontrarmos com Aquele que sempre nos espera”, disse frei Costa.

A programação no santuário em Guaratinguetá começará amanhã (15) com uma carreata que percorrerá vários bairros convidando todos os devotos para a festa. De 16 a 24 de outubro, haverá a novena. No dia 25 de outubro, haverá a alvorada às 6h, seguida de missa. Serão celebradas missas também às 9h, 12h, 15h30, 19h.

Uma novidade neste ano serão as visitas missionárias a diferentes instituições, como asilos, presídios, hospitais. “Queremos estender a festa para muitos outros ambientes e horários. Como primeira iniciativa, já foram entregues capelinhas de frei Galvão às paróquias aqui da região. A segunda serão as missões pelas manhãs, com frades, freiras e leigos. Sendo frei Galvão natural aqui da região, será como um irmão que visita outro irmão que está fragilizado, vulnerável”, disse frei Costa.

A programação completa da festa de Frei Galvão no Mosteiro da Luz pode ser acessada AQUI e, no santuário de Guaratinguetá, AQUI.

Confira também: