“A tradição Católica, sempre compreendeu que nenhuma pessoa, partido ou orientação política comporta a riqueza do Evangelho, cuja fonte inesgotável é Jesus Cristo, razão de nossa esperança e certeza de vitória”, disse em nota o bispo de São Luís de Montes Belos (GO), dom Lindomar Rocha Mota, após divulgação de áudio de padre Pablo Henrique de Faria, pároco em Iporá (GO), falando a uma fiel que, “quem votar” no candidato à presidência do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, “diante do juízo final vai pagar”.

“Nenhuma afinidade política, descrita como direita, esquerda, conservadora ou liberal e em seus tantos rearranjos, é matéria de fé ou dogma para a Igreja. Deste modo, mantemos os nossos olhares sobre os indivíduos e suas práticas efetivas, refletindo e mostrando caminhos, mas nunca impondo posicionamentos ou excluindo pessoas”, disse o bispo de São Luís de Montes Belos (GO).

O bispo ainda recordou que “sobre as eleições deste ano, a Igreja Católica no Brasil já emitiu oficialmente as suas orientações em duas ocasiões”. E citou a “nota nacional” da CNBB e da “regional, dos bispos de Goiás e Brasília”.

Padre Pablo Henrique de Faria é pároco da paróquia São Paulo VI, em Iporá (GO). Em 9 de julho, durante sua homilia, ele disse: “nós estamos vivendo o momento mais dramático que eu já vi. Eu não poderia imaginar, há dez anos, o que estamos vivendo hoje. É assustador. E que fique bem claro: movimentos esquerdistas são anticristãos. Se você é esquerdista, desses partidos, converta-te. Não é cristão, caramba! Não misture”.  

No áudio divulgado pela fiel no dia 10 de setembro, padre Pablo Henrique responde a ela que “o porte de arma não é pecado”. E fala para ela procurar o Catecismo:  “Vai lá no catecismo e vê legitima defesa. É porque você não conhece o catecismo. Quem é pastor aqui sou eu. O pastor é quem sabe o que é certo de Cristo, eu que respondo diante de Cristo. Você é ovelha, você tem que ouvir o pastor. Agora se você não quer me ouvir, siga outro pastor, siga outra igreja”.

No final do áudio ele diz: “agora, diante de Deus, eu garanto pra você que diante do juízo final vai pagar quem votar nessa quadrilha de ladrão, assassino de criança e sexualizador de criança”.

Quem denunciou o comportamento do padre à diocese de São Luís de Montes Belos (GO) foi Agda Luzia Barbosa, ex-freira e irmã de Rosimar.

Em sua nota, dom Lindomar Rocha Mota esclareceu, que “pronunciamentos individuais, mesmo que de sacerdotes católicos, não representam a postura da Igreja, que os faz, quando necessário, através do bispo diocesano ou dos bispos colegiadamente”.

 

Confira também: