O comitê organizador local da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 vai promover Encontro Preparatório Internacional de 17 a 19 de outubro, em Fátima, Portugal. O evento vai reunir equipes das direções do comitê, representantes das conferências episcopais e pastoral juvenil de todo o mundo, bem como de movimentos e congregações.

O Encontro Preparatório Internacional é uma iniciativa do dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, da Santa Sé, com objetivo de pensar em conjunto a JMJ. O evento acontece em duas edições. A primeira edição é sempre após uma Jornada, em Roma, como encerramento do encontro e lançamento do próximo. A segunda acontece cerca de um ano antes de cada JMJ, no país sede, como preparação para a jornada.

O encontro em Fátima será no Centro Pastoral Paulo VI. Segundo os organizadores, “pretende dar a conhecer a organização da JMJ Lisboa 2023, partilhando a cultura e identidade do país e cidade que vai acolher o próximo encontro mundial dos jovens com o papa”.

A sessão de abertura será no dia 17, entre 9h e 12h30, com a presença de Prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida (DLFV), Cardeal Farrell.

A Jornada Mundial da Juventude acontecerá em Lisboa, de 1º a 6 de agosto de 2023, com o tema “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1, 39). Entre 26 e 31 de julho de 2023, acontecerá o “Dias nas Dioceses”. Trata-se de um encontro que antecede a JMJ, a fim de integrar os peregrinos com as comunidades paroquiais das várias dioceses de Portugal.

Confira também: