O Observatório para a Liberdade Religiosa e de Consciência foi atacado por hackers quando apresentava seu último relatório anual na quinta-feira (6).

O ataque à organização espanhola ocorreu por volta das 19h locais. Hackers conseguiram quebrar a segurança do sistema de transmissão ao vivo da Faculdade de Direito da Universidade Nacional à Distância onde acontecia a apresentação.

Os hackers conseguiram introduzir ruído na transmissão e símbolos comunistas na tela, o que impossibilitou o acompanhamento da apresentação dos dados do relatório.

Os membros da Polícia Nacional especializados em crimes contra a liberdade religiosa que assistiam à apresentação do relatório recomendaram que a associação faça uma denúncia à Polícia.

O Observatório para a Liberdade Religiosa e de Consciência denuncia como "inaceitável" o fato de que "pessoas intolerantes exerçam violência para que a sociedade ignore que os direitos dos crentes são violados na Espanha".

"A violência e as ameaças não vão nos deter", diz a associação.

María García, presidente do Observatório, disse à ACI Prensa, agência em espanhol do gruo ACI, que, apesar da natureza "intolerável" dos eventos e dos transtornos causados, o ataque "é a confirmação de que nosso trabalho é valioso e evidencia os intolerantes e violentos".

Criado em 2006, o observatório defende “o direito dos cidadãos de participarem na vida pública sem serem difamados ou discriminados pelas suas convicções morais e religiosas”, diz o seu site.

Confira também: