O presidente Jair Bolsonaro, candidato à reeleição pelo PL, vai participar de missa da festa de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, amanhã (12) no Santuário Nacional de Aparecida em Aparecida (SP). Bolsonaro também rezará o terço na cidade, numa iniciativa do Centro Dom Bosco, organização leiga católica sediada no Rio de Janeiro (RJ).

Todos os anos, autoridades civis costumam participar das missas do dia da padroeira do Brasil, no Santuário Nacional de Aparecida. Desde que assumiu o governo, Bolsonaro participou da missa em 2019 e 2021.

Em nota de esclarecimento assinada pelo arcebispo de Aparecida, dom Orlando Brandes, o santuário de Aparecida disse que o cerimonial da presidência da República informou ontem (10) que Jair Bolsonaro “pretende participar das comemorações, estando presente em uma das missas programadas”. Durante o dia, serão sete missas na basílica de Aparecida, mas não foi divulgado em qual horário o presidente estará presente.

“Como nos anos anteriores, o Santuário nacional organizará a acolhida ao presidente nas melhores práticas que um chefe de Estado requer, mas também buscando garantir que a rotina dos peregrinos não seja impactada pelas condições que a visita exige”, disse a nota.

Segundo o santuário, “consta na agenda do presidente a participação em um terço que será rezado na cidade de Aparecida”, mas que não tem nenhuma relação com a programação oficial da festa da padroeira. O terço está marcado para acontecer às 15h, em frente à basílica antiga.

“É relevante também frisar que, embora tenha sido programada para acontecer no mesmo horário da Consagração a Nossa Senhora Aparecida, que há 65 anos tradicionalmente é rezada neste horário, a iniciativa é de um grupo independente, que não tem qualquer relação com o Santuário Nacional”, completou a nota. A iniciativa “não é organizada pelo Santuário Nacional, tampouco tem anuência do arcebispo”.

Em suas redes sociais, o CDB faz uma “convocação de todos os leigos e padres” do país para rezar o “Rosário pelo Brasil em Aparecida”. O CDB convida os participantes a irem “vestidos de verde e amarelo”. Segundo a instituição, a presença de Bolsonaro está confirmada.

Confira também: