O bispo de San Luis, Argentina, dom Gabriel Bernardo Barba, pediu aos católicos que rezem o terço nas casas e templos para que haja paz durante o 35º Encontro Plurinacional de Mulheres, evento anual em que grupos feministas violentos costumam atacar, vandalizar e profanar igrejas.

“Nestes dias, convoco todos a rezar pela paz social e a agir de acordo”, disse dom Barba em comunicado divulgado ontem (6). Ele também convocou para hoje, 7 de outubro, um dia de oração convidando todos “a rezar pessoalmente ou em família, de nossos próprios lugares”.

Nos dias 8, 9 e 10 de outubro acontecerá o chamado "35º Encontro Plurinacional de mulheres, lésbicas, travestis, trans, bissexuais, não-binários e intersexuais" na cidade argentina de San Luis.

Até 2019 e em várias ocasiões, o Encontro Plurinacional de Mulheres terminou com ataques incendiários e demonstrações de ódio contra a Igreja Católica e outras instituições.

Segundo dom Barba, sua preocupação e a dos cidadãos o levaram a se reunir “com as autoridades, para pedir que cuidem de nós, que protejam nossos espaços de culto e identidade cristã e, claro, a segurança de todos”.

Dom Barba disse que espera que o Encontro Plurinacional de Mulheres “aconteça num clima de paz e respeito”.

Imagens publicadas nas redes sociais mostram as fachadas da catedral de San Luis, a igreja de Santo Domingo e o Santuário de Nossa Senhora do Rosario do Trono protegidas com placas de metal.

 

Em declarações à ACI Prensa, Roxana Camargo, porta-voz da equipe de comunicação da diocese de San Luis, disse que os três templos foram protegidos "preventivamente" porque ficam "na zona central da cidade, onde estão mais expostos”

“Para estas três igrejas, foi solicitada a segurança do Governo junto dos Grupos Operacionais Especiais de Segurança e o que cada comunidade paroquial considere conveniente para reforçá-las”, disse.

Dom Barba "veio trabalhando nisto todos os dias tanto com o Estado como com os leigos e sacerdotes", disse.

Em seu comunicado, o bispo de San Luis pede que “como Igreja, continuemos em comunhão, rezando pela paz e construindo-a”.

“De maneira especial, nós católicos vamos rezar a nossa Mãe, Nossa Senhora do Rosário”, cuja festa é celebrada hoje, 7 de outubro. “Rezemos o terço e, se possível, em família”, concluiu dom Barba.

Confira também: