O papa Francisco fez novas nomeações em nove dicastérios da Cúria Romana e na Pontifícia Comissão para a América Latina. Os dois novos cardeais brasileiros, o arcebispo de Brasília, dom Paulo Cezar Costa, e o arcebispo de Manaus, dom Leonardo cardeal Steiner estão entre os nomeados.

Dom Steiner foi nomeado para o Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica junto com o cardeal espanhol dom Fernando Vérgez Alzaga, presidente da Pontifícia Comissão para o Estado da Cidade do Vaticano e do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano, e dom Virgílio do Carmo da Silva, arcebispo de Díli, Timor Leste.

No Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos estarão o cardeal Paulo Cezar Costa, e dom Richard Kuuia Baawobr, bispo de Wa, Gana. Dom Paulo Cezar também foi nomeado para a Pontifícia Comissão para a América Latina, junto com dom Adalberto Martínez Flores, arcebispo de Assunção, Paraguai.

O papa nomeou como membros do Dicastério para a Evangelização o cardeal Arthur Roche, prefeito do Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos; o cardeal sul-coreano dom Lazarus You Heung-sik, prefeito do Dicastério para o Clero; dom Filipe Neri António Sebastião do Rosário Ferrão, arcebispo de Goa, Índia; e o cardeal mais jovem do mundo, dom Giorgio Marengo, prefeito apostólico de Ulaanbaatar, Mongólia.

O Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos também terá como novo membro dom Lazzaro You Heung-sik, prefeito do Dicastério para o Clero.

No Dicastério para os Bispos estará também o cardeal Arthur Roche, prefeito do Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos; dom Lazzaro You Heung-sik, prefeito do Dicastério para o Clero; dom Jean Marc Aveline, arcebispo de Marselha, França; e dom Oscar Cantoni, bispo de Como, Itália.

No Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, o papa Francisco nomeou os cardeais dom Peter Ebere Okpaleke, bispo de Ekwulobia, Nigéria; dom Robert Walter McElroy, bispo de San Diego, EUA; e Dom William Seng Chye Goh, arcebispo de Singapura, Singapura.

Dom Jean-Marc Aveline, arcebispo de Marselha, França, também fará parte do Dicastério para o Diálogo Inter-religioso.

No Dicastério para a Cultura e a Educação, o papa Francisco nomeou o cardeal Arthur Roche, prefeito do Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos.

Finalmente, outras novas nomeações aconteceram no Dicastério para o Serviço de Desenvolvimento Humano Integral, com o cardeal Robert Walter McElroy, bispo de San Diego, EUA; e dom Anthony Poola, arcebispo de Hyderabad, Índia.

Confira também: