Padre Delfim Esteves Gomes, do clero da diocese de Bragança-Miranda, em Portugal, foi nomeado bispo auxiliar da arquidiocese de Braga. O anúncio foi feito hoje (7) pela Santa Sé. Em mensagem, o bispo eleito manifestou ao arcebispo José Cordeiro sua “disponibilidade para servir com total lealdade e obediência”.

A arquidiocese de Braga é uma das três arquidioceses metropolitas de Portugal, junto com Lisboa e Évora. Segundo a Agência Ecclesia, Braga existe como diocese desde o século III. Além disso, possui um rito litúrgico próprio, chamado bracarense, e o seu arcebispo tem o título de primaz das Espanhas.

Atualmente, o território arquidiocesano coincide com os limites civis do distrito de Braga, somando 2857 quilômetros quadrados. A arquidiocese é formada por 551 paróquias e assume também a paróquia de Santa Cecília de Ocua, em Moçambique.

O bispo auxiliar nomeado de Braga, padre Delfim Gomes, já trabalhou com o arcebispo José Cordeiro. Antes de tomar posse na arquidiocese de Braga em fevereiro deste ano, Cordeiro foi bispo de Bragança-Miranda.

“Agradeço penhoradamente o acolhimento fraterno, desde já manifestado, em nome da arquidiocese. Tudo farei para poder corresponder a este desafio, contando sempre com a força e a graça do Espírito Santo e o olhar materno e atento da Senhora da Assunção”, afirmou Gomes.

Dom José Cordeiro agradeceu ao papa Francisco pelo “gesto de proximidade paterna e fraterna na escolha do estimado Padre Delfim Jorge Esteves Gomes” como bispo auxiliar de Braga. Também deu as boas-vindas ao bispo nomeado. “Recebo com enorme alegria este dom da Graça para a desafiante missão na nossa querida Arquidiocese em renovada peregrinação sinodal e samaritana com o presbitério, as famílias, os jovens e todo o povo santo de Deus”, declarou.

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) publicou uma nota de saudação ao padre Delfim Gomes por sua nomeação. Afirmou que a Igreja em Portugal e a arquidiocese de Braga “usufruir da experiência e competência de d. Delfim Gomes em setores como o cuidado pastoral dos fiéis e comunidades, a formação nos seminários, a educação moral e religiosa católica, as questões sociais da pobreza, droga, toxicodependência e defesa da vida, a coordenação de centros sociais, unidades pastorais e organismos diocesanos”.

Padre Delfim Jorge Esteves Gomes nasceu em 1º de janeiro de 1962, em Bragança. Fez a sua formação teológica no Porto e em Bragança. Foi ordenado sacerdote a 3 de setembro de 1989, incardinado na diocese de Bragança-Miranda. Em 2014, concluiu o mestrado em Teolgoia, com a tese “Pobreza e Relações Humanas / Contributos para superar a pobreza, a partir da mudança de relações”.

Em sue ministério sacerdotal, atuou como prefeito e, depois, vice-reitor do Seminário Maior de São José, de 1990 a 1992; pároco de Vila Flor, em 1992; arcipreste do arciprestado de Vila Flor, de 1995 a 2012; responsável pela Equipe do Projeto de Combate à Pobreza, entre 1995 e 2000; coordenador distrital do Projeto Vida, de 1996 a 2000; coordenador distrital do Instituto Português das Drogas e da Toxicodependência, de 2000 a 2022; vigário episcopal para o clero, entre 2011 e 2021. É vice-presidente do Instituto diocesano do clero, desde 2012; diretor do Secretariado Diocesano para a Educação Moral e Religiosa Católica, desde 2016; membro do Secretariado Nacional para a Educação Moral e Religiosa e Católica, de 2016 a 2022.

Além disso, foi membro do colégio dos consultores, do conselho presbiteral e do conselho diocesano de pastoral, reitor do santuário diocesano de Nossa Senhora da Assunção, coordenador da dimensão pastoral no Seminário Diocesano.

Atualmente é pároco in solidum da Unidade Pastoral Senhora da Assunção do arciprestado de Moncorvo e delegado do clero.

Confira também: