A arquidiocese de Brasília retoma as comemorações de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil e de Brasília, no dia 12 de outubro na Esplanada dos Ministérios após dois anos de restrições impostas para combate à covid-19.

O início das festividades acontecerá com a missa para as crianças, às 9h, celebrada pelo assessor Eclesiástico da Infância e Adolescência Missionária, padre Jomelito Ferreira. Ao longo da celebração as crianças participarão da coroação de Nossa Senhora.

Às 13h haverá a oração do Ofício da Imaculada Conceição, catequese Mariana, oração do terço, apresentações e homenagens feitas por jovens de diversos grupos e movimentos da arquidiocese.

Às 17h, o arcebispo de Brasília dom Paulo Cezar cardeal Souza celebra pela primeira vez a missa solene pela primeira vez. Ele tomou posse em dezembro de 2020 e no ano passado não houve a celebração pública. 

Em seguida, a procissão com a imagem de Nossa Senhora Aparecida percorre a Esplanada dos Ministérios. Ao longo do percurso, o arcebispo de Brasília dará três bênçãos: a primeira aos doentes, a segunda aos governantes e a terceira às famílias.

Confira a programação completa:

9h – Missa das Crianças, coroação de Nossa Senhora e apresentação da Infância e Adolescência Missionária (IAM) - Celebrante: pe. Jomelito Ferreira de Melo, assessor Eclesiástico da IAM);
10h30 – Sorteios, sorvetes e brincadeiras para as crianças;
13h - Tarde Mariana - (pe. Everton Vieira da Silva);
13h15 às 13h45 – Ofício da Imaculada Conceição;
13h50 às 14h20 – Catequese Mariana;
14h25 às 15h05 – Apresentação dos Jovens;
15h10 às 15h40 – Terço Mariano;
15h45 às 16h20 - Início da novena missionária e terço missionário;
16h30 – Preparação para a Santa Missa (pe. Cristiano e frei Flávio);
17h – Santa Missa - Celebrante: cardeal dom Paulo Cezar;
18h30 – Procissão com a imagem de Nossa Senhora Aparecida;
20h – Encerramento com a benção.

 

Confira também: