A Santa Sé divulgou o programa oficial, o logotipo e o lema da viagem do papa Francisco ao Bahrein, que acontecerá de 3 a 6 de novembro.

O lema é inspirados no Evangelho de Lucas: “Paz na terra aos homens de boa vontade".

Será a 39ª Viagem Apostólica do papa Francisco e a primeira vez que um papa visita o Bahrein. O país, no golfo Pérsico, tem uma população de cerca de 1,2 milhão de habitantes, 70% dos quais são muçulmanos. O islã é a religião oficial do Estado. Cerca de 14% dos habitantes do Bahrein são cristãos.

O papa vai ao país participar do "Fórum do Bahrein para o Diálogo", focado na convivência entre Oriente e Ocidente.

Programa Oficial

Francisco partirá para o Bahrein na quinta-feira, 3 de novembro, às 9h30 (5h30 no horário de Brasília) do aeroporto Fiumicino de Roma.

A chegada está prevista para 16h45 (10h45 no horário de Brasília) em Awali, cidade no centro do Bahrein, onde será feita uma recepção oficial na "Base Aérea de Sakhir".

Às 17h30 (11h30 em Brasília), o papa fará uma visita de cortesia ao rei do país, Hamad bin Isa al-Khalifa, no palácio de Sakhir. No pátio do mesmo local será o encontro com autoridades, sociedade civil e corpo diplomático, onde o papa fará seu primeiro discurso.

No dia seguinte, sexta-feira, 4 de novembro, o papa Francisco fará seu segundo discurso no encerramento do "Fórum de Bahrein para o Diálogo", que acontecerá na praça Al-Fida às 10h (4h em Brasília).

O papa Francisco terá um encontro privado às 16h (10h em Brasília) com o grão-imã de Al-Azhar, Ahmed el-Tayeb, com quem também se reuniu durante sua viagem ao Cazaquistão. Al-Azhar é uma mesquita e escola islâmica no Cairo, Egito, que é a principal referência para os muçulmanos sunitas, que são cerca de 90% dos muçulmanos do mundo. O Bahrein é um dos três países, ao lado do Irã e do Iraque, em que os xiitas, a segunda seita mais importante do islã, são maioria.

Às 16h30 (10h30 em Brasília), haverá encontro com os membros do "Conselho dos Anciãos Muçulmanos" na mesquita do palácio real de Sakhir, onde o papa fará outro discurso.

Depois, haverá um encontro ecumênico e de oração pela paz na catedral de Nossa Senhora da Arábia, onde o papa Francisco fará um discurso.

No terceiro dia, sábado, 5 de novembro, Francisco vai rezar a missa no Estádio Nacional do Bahrein às 8h30 (2h30 em Brasília). Às 17h (11h em Brasília), ele se encontra com jovens na Escola do Sagrado Coração onde fará seu quinto discurso.

No último dia, 6 de novembro, o papa visitará Manama, capital do Bahrein, onde terá um encontro de oração e Ângelus com os bispos, os padres, os consagrados e os agentes da pastoral na Igreja do Sagrado Coração.

Depois, Francisco volta a Awali para a cerimônia de despedida na base aérea de Sakhir às 12h30 (6h30 em Brasília).

O avião que levará o papa de volta a Roma partirá às 13h (7h em Brasília), no domingo, 6 de novembro.

Logotipo e lema

O logotipo da viagem é formado pelas bandeiras do Reino do Bahrein e da Santa Sé, representadas de forma estilizada como duas mãos abertas para Deus, simbolizando o compromisso dos povos e nações de se encontrarem como "irmãos e irmãs".

O fruto do encontro fraterno é o dom da paz, simbolizado pelo ramo de oliveira representado no centro das "duas mãos".

A escrita "Papa Francisco" é azul para indicar que a Viagem Apostólica é confiada à intercessão da Bem-Aventurada Virgem Maria, venerada sob o título de Nossa Senhora das Arábias, particularmente na catedral do mesmo nome.

Mais em

O lema da Visita, "Paz na terra aos homens de boa vontade", é inspirado nas palavras cantadas pelos anjos na história do nascimento do Senhor no Evangelho Segundo São Lucas.

Confira também: