O papa Francisco se reuniu hoje (3) com os participantes do V Congresso Mundial Stella Maris, a quem agradeceu "pelo testemunho de fé e pelos inúmeros atos de bondade e caridade". Stella Maris é um apostolado para quem vive do mar fundado em Glasgow, Escócia, em 1920.

Ele falou do trabalho de "muitos capelães e voluntários ao longo do último século para com aqueles que trabalham em nossos mares e em nossas hidrovias para o bem de todos nós".

“De fato, desde seu pequeno e humilde começo, Stella Maris cresceu e se tornou a vasta organização que vemos hoje, fornecendo assistência espiritual, psicológica e material, nos navios e no solo, a marítimos e funcionários de diferentes nacionalidades e tradições religiosas”, continuou.

Francisco disse também que “a criação, nossa casa comum, é composta por uma vasta extensão de água, essencial para a vida e o comércio, para não falar do turismo”.

“Não deve ser surpresa, portanto, que cerca de 90% das mercadorias do mundo sejam transportadas por navio, graças ao trabalho cotidiano de mais de 1,5 milhão de pessoas, muitas das quais estão ausentes por meses de suas comunidades sociais e religiosas”, acrescentou.

Francisco lamentou que, apesar dos avanços tecnológicos, "muitos marítimos estão sujeitos não só aos desafios associados à separação de suas terras de origem, mas também continuam sofrendo uma série de condições de trabalho injustas e outras privações, agravadas também pelos efeitos das mudanças climáticas”.

“Além disso, os danos aos ambientes marinhos, assim como aos outros, afetam desproporcionalmente os mais pobres e vulneráveis de nossos irmãos e irmãs, cujos meios de subsistência estão ameaçados de extinção”, disse o papa Francisco.

“Confio, então que Stella Maris nunca hesitará em chamar a atenção para as questões que privam muitas pessoas dentro da comunidade marítima de sua dignidade humana dada por Deus”, disse o papa.

Por fim, confiou "os capelães, voluntários e todos os associados de Stella Maris à amorosa proteção de Nossa Senhora Estrela do Mar" e deu sua bênção "como penhor de fortaleza, alegria e paz em Cristo Senhor".

Confira também: