Termina às 20h de hoje (30) o prazo para que candidatos da disputa eleitoral assinem um termo de compromisso contra o aborto. A iniciativa faz parte da campanha “A vida depende do seu voto”, do Movimento Brasil sem Aborto. Até o momento, foram coletadas 88 assinaturas. Nenhum candidato a presidente aderiu à iniciativa até o fechamento desta matéria.

Ao assinar o termo, o político se compromete, se for eleito, a apoiar projetos que defendam o nascituro, a implementar políticas públicas de apoio à mulher, especialmente durante o período de gestação e na primeira fase da infância, além de se opor a qualquer política pública a favor do aborto.

Segundo o secretário geral do Brasil sem Aborto, Allan Araújo, a campanha tem até o momento 180 registros de candidatos, mas apenas 88 concluíram o reconhecimento de firma do compromisso. “Qualquer pessoa pode entrar no site e fazer o cadastro colocando os dados e um e-mail válido. Então, o reconhecimento de firma é o mínimo de segurança que podemos exigir para garantir que a pessoa que preencheu os dados é ela mesma”, disse.

Dos 88 registros concluídos, 25 são de candidatos do Distrito Federal, 14 de São Paulo, dez do Rio de Janeiro, oito do Paraná, oito do Ceará, cinco do Espírito Santo, quatro de Minas Gerais, três da Bahia e três de Goiás. Os estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e Sergipe têm a adesão de um candidato cada.

“Nós encaminhamos o material da campanha a todos os diretórios, tanto nacionais quanto regionais. Então, os partidos receberam a informação. Não teve um corpo a corpo com os candidatos, mas todos foram informados”, disse Allan Araújo à ACI Digital.

Segundo a página da campanha no site do Movimento Brasil sem Aborto, o termo de compromisso “não foi ofertado aos partidos que, por meio de suas mídias sociais, manifestos públicos, regimentos ou estatutos se manifestam pela descriminalização do aborto provocado em nosso país”. Os partidos que aparecem nessa lista são PV, PT, PCdoB, PSB, PSOL, PCO, PSTU, CIDADANIA, PCB e Unidade Popular. Desses, PSB, PC do B, PV e Psol apoiam o canditado Luis Inácio Lula da Silva, do PT. PCB, PSTU e Unidade Popular têm candidatos próprios.

Allan Araújo disse à ACI Digital que a campanha “A vida depende do seu voto” é o pontapé inicial de um processo que busca defender a vida junto aos políticos. “Apesar dessa campanha já acontece há muitos anos (desde 2006), ela acontecia mais com caráter orientativo. Este ano que resolvemos fazer de forma mais efetiva, com a ideia de que é o início de um processo. Essa campanha não termina com a eleição. Ao contrário, acho que ela começa agora”, disse.

Segundo ele, a partir do próximo ano, o movimento vai “continuar coletando o termo de compromisso entre os candidatos que forem eleitos” e, junto aos grupos que foram formados nos estados, “a ideia é acompanhar o parlamentar que assinou o termo de compromisso e foi eleito”.

“Vai ser uma segunda etapa da campanha, que vamos iniciar assim que os eleitos tenham assumido os seus postos, que o legislativo tenha voltado a funcionar”, afirmou.

Araújo disse que “a ideia é estar mais próximo desses parlamentares, estabelecer com eles parcerias, troca de ideias, para que essa campanha possa ter mais capilaridade pelo país, porque “o direito à vida é fundamental”. “Se a pessoa não nasce, a discussão dos outros direitos fica vazia. Primeiro, deve-se ter o direito de nascer”, concluiu.

Para conferir a lista dos candidatos que assinaram o termo de compromisso contra o aborto, acesse AQUI.

Confira também: