Hoje (29) a Igreja celebra a festa dos santos arcanjos Miguel, Rafael e Gabriel. Por isso, o papa Francisco incentivou a invocar a proteção desses arcanjos para cooperar no plano de salvação de Deus.

Em uma mensagem publicada em sua conta oficial no Twitter, @Pontifex_pt, o papa convidou a confiar nos santos arcanjos, “para que nos protejam na luta contra as seduções do diabo”. Também sugeriu pedir que são Miguel, são Rafael e são Gabriel “nos ajudem a levar a Boa Nova e nos levem pela mão no caminho da vida, para que possamos cooperar com o plano de salvação de Deus”.

Na audiência geral de ontem (28), Francisco também recordou a festa dos santos arcanjos e rezou para que “suscite em todos uma sincera adesão aos desígnios divinos”. “Sabei reconhecer e seguir a voz do Mestre interior, que fala no segredo da consciência”, convidou o papa.

O papa também pediu orações pela Gendarmaria do Vaticano, "que tem são Miguel Arcanjo como padroeiro”. “Que sigam sempre o exemplo do santo arcanjo e que o Senhor os abençoe por todo o bem que fazem”, disse.

Miguel em hebraico significa “quem é como Deus”, expressão que evoca a grandeza divina, seu amor e sua justiça. São Miguel é geralmente representado com uma espada e pisando no diabo.

Rafael significa “medicina de Deus” ou “Deus trouxe saúde”. Ele é o arcanjo amigo dos caminhantes e médico dos doentes.

Gabriel significa "fortaleza de Deus". Foi ele quem anunciou à Virgem Maria que Ela seria a Mãe de Deus.

Confira também: