Angelo Stagnaro, membro professo dos franciscanos seculares e autor de vários livros para ajudar os católicos na vida cotidiana, escreveu um artigo do National Catholic Register em que cita trechos das Sagradas Escrituras em que “Deus nos dá todas as respostas de que precisamos” sobre como aumentar nossa fé e confiança n’Ele.

Stagnaro começou citando o livro de Hebreus, que menciona que "a "fé é o fundamento da esperança, é uma certeza a respeito do que não se vê". A fé pode ser entendida como "confiar em Deus" e "crer nas coisas invisíveis", disse.

Ele destacou que diferentemente das pessoas, e com certeza metafísica, pode-se afirmar que os anjos não têm fé em Deus no sentido de "crer em coisas invisíveis", pois eles podem ver e louvar a Deus diretamente e "se deleitam em seu amor e cumprem suas ordens" de forma perpétua.

Stagnaro faz uma imagem: as pessoas são tão dependentes e estão tão imersas no ar e na gravidade quanto os anjos em Deus. Mesmo os anjos caídos, os demônios, que odeiam a Deus e tudo que é santo, sabem que Ele existe porque estavam em Sua presença.

Por outro lado, disse que quando se fala de fé como "confiança em Deus", então pode-se dizer que os anjos bons têm fé como todos os crentes que confiam em Deus.

Como cristãos somos "criaturas iluminadas apenas pelo Batismo" e somos convidados a "vir a compreender Deus e sua vontade". Stagnaro fez as seguintes 11 citações da Bíblia para aumentar a fé.

1. Lembre-se de que Deus nos ama

“Ainda que eu atravesse o vale escuro, nada temerei, pois estais comigo. Vosso bordão e vosso báculo são o meu amparo” (Salmo 22,4).

“O mundo é um lugar fraturado e nossa existência terrena depende dele. Fortunas e saúde vêm e vão. Somos criaturas frágeis, meras sombras da grande imagem na qual Deus nos criou. Mas, apesar da loucura e do desânimo, ainda somos seus filhos a quem ele amou até a eternidade. Ele caminha ao nosso lado como fez com nossos ancestrais no Éden. Ele nos protege de sermos destruídos pelo mal no mundo”, disse Stagnaro.

2. Reze com insistência: bata e a porta se abrirá

“Tudo o que pedirdes com fé na oração, vós o alcançareis” (Mateus 21,22).

Stagnaro disse que esta frase "não significa que Deus é nosso 'porteiro cósmico pessoal'" que "vive apenas para satisfazer todos os nossos caprichos"; mas “quando alinhamos nossa vontade com a do Senhor, descobrimos que precisamos cada vez menos, porque Deus crescerá e nós diminuiremos. Ele revela Seus planos para nós e queremos as coisas que Ele nos dá e apenas essas coisas”.

3. Deixe o que te preocupa nas mãos de Deus

“Não miramos as coisas que se veem, mas sim as que não se veem. Pois as coisas que se veem são temporais e as que não se veem são eternas” (2 Coríntios 4,18).

Stagnaro destacou que "somos criaturas semi-eternas: temos um começo, mas não temos um fim". Por isso, encorajou “a não deixar que as coisas deste mundo vos perturbem”, porque Deus nos ama e estamos sob o seu olhar.

4. A fé é verdadeiramente poderosa

“Jesus respondeu-lhes: “Por causa de vossa falta de fé. Em verdade vos digo: se tiverdes fé, como um grão de mostarda, direis a esta montanha: Transporta-te daqui para lá, e ela irá; e nada vos será impossível” (Mateus 17,20).

5. A fé está ligada ao discernimento

“Andamos na fé e não na visão” (2 Coríntios 5,7).

Stagnaro disse que, "embora não possamos ver Deus, podemos amá-lo e confiar nele". "De que serviria a fé se Deus aparecesse instantaneamente toda vez que um ateu o assediasse?".

Mais em

“Seria uma fonte de muita confusão em vez de uma experiência religiosa verdadeiramente edificante. A fé é um dom, não um truque de palco, assim como 'ninguém zomba de Deus', os crentes são chamados a acreditar sem ver", destacou o escritor.

6. A fé em Deus é evidente e inegável

“Assim como o corpo sem a alma é morto, assim também a fé sem obras é morta” (Tiago 2,26).

Stagnaro disse que "muitos incrédulos se converteram à Igreja Católica pelo bem que fizemos, coletiva ou individualmente".

7. A fé é uma força inquebrável

“Eis por que sinto alegria nas fraquezas, nas afrontas, nas necessidades, nas perseguições, no profundo desgosto sofrido por amor de Cristo. Porque, quando me sinto fraco, então é que sou forte” (2 Coríntios 12,10).

“Devemos confiar na força de Deus e, ao fazê-lo, somos invencíveis”, disse Stagnaro.

8. Reze e peça a Deus para crescer na fé

“Os apóstolos disseram ao Senhor: ‘Aumenta-nos a fé’” (Lucas 17,5).

Cristo é nossa Luz, nossa Porta, nosso Caminho, nosso Irmão, nosso Salvador, nosso Maravilhoso Conselheiro, nosso Deus Forte, nosso Pai Eterno e nosso Príncipe da Paz. Aquele que nos amou até o fim. Não se pode ter um descanso melhor do que esse, disse Stagnaro.

9. Apoie-se no poder de Deus

“[...] para que vossa fé não se baseasse na sabedoria dos homens, mas no poder de Deus” (1 Coríntios 2,5).

Stagnaro afirmou que hoje em dia "o mundo exige muito de nós e nos atrai com sua podridão doentia, mas Deus vale mais do que as bugigangas brilhantes diante de nós".

10. Somente Deus pode satisfazer o que seu coração anseia

“Que teu coração deposite toda a sua confiança no Senhor! Não te firmes em tua própria sabedoria! Sejam quais forem os teus caminhos, pensa nele, e ele aplainará tuas sendas” (Provérbios 3, 5-6).

“Se você erroneamente colocar sua fé nas coisas deste mundo, você só ficará desapontado”, disse Stagnaro. “Não confie em cavalos ou carros (Sl 19,8)”, porque “só Deus pode satisfazer as necessidades mais profundas do seu coração. Confie em Deus e ele o conduzirá ao seu amor eterno”.

11. Confiar em Deus é alinhar sua vida à vontade dele

“Orou Eliseu e disse: “Senhor, abri-lhe os olhos, para que veja”. O Senhor abriu os olhos do servo e este viu o monte cheio de cavalos e carros de fogo ao redor de Eliseu” (2 Reis 6, 17).

Confira também: