O tema escolhido pelo papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações Sociais 2023 é “Falar com o coração: Veritatem facientes in caritate”, baseado na carta de são Paulo aos Efésios (Ef 4,15) que diz: “vivendo segundo a verdade na caridade”.

Segundo comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé divulgado hoje (29), o tema do Dia Mundial das Comunicações 2023 está relacionado com a mensagem deste ano "Escutar com o ouvido do coração".

A Santa Sé destacou que o novo tema está “no caminho que conduzirá toda a Igreja à celebração do Sínodo em outubro de 2023”.

"Falar com o coração significa 'dar conta da esperança que há em nós' e fazer isso com afabilidade, usando o dom da comunicação como ponte e não como muro. Numa época marcada – mesmo na vida eclesial – por polarizações e debates exasperados que exacerbam as almas, somos convidados a ir contra a corrente", destacou o comunicado oficial da Santa Sé.

A nota afirma que “não devemos ter medo de afirmar a verdade, às vezes incômoda, que tem seu fundamento no Evangelho; mas, ao mesmo tempo, não devemos separar este anúncio de um estilo de misericórdia, de participação sincera nas alegrias e sofrimentos das pessoas do nosso tempo, como nos ensina de modo sublime a página evangélica que narra o diálogo entre o misterioso e os discípulos de Emaús”.

Por fim, o tema do Dia Mundial das Comunicações 2023 alerta que “no contexto dramático do conflito global que estamos vivendo, é mais necessário do que nunca que se afirme uma comunicação não hostil”.

Por isso, a Santa Sé encorajou "uma comunicação aberta ao diálogo com o outro, que favoreça o 'desarmamento integral', que trabalhe para desmontar a 'psicose bélica’ que se aninha em nossos corações, como profeticamente exortava são João XXIII, há 60 anos, na Pacem in Terris”. “É um esforço que se pede a todos nós, mas em especial aos operadores de comunicação, chamados a exercer sua profissão como missão para construir um futuro mais justo, mais fraterno, mais humano”, concluiu o comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé.

O Dia Mundial das Comunicações Sociais é celebrado todos os anos no domingo da Ascensão do Senhor, que em 2023 será em 21 de maio. A mensagem do papa para esta data é divulgada em 24 de janeiro, dia de são Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas.

Confira também: