O bispo de Barretos, dom Milton Kenan Júnior entregou os documentos da fase diocesana da causa de beatificação do servo de Deus, padre André Bortolameotti ao Dicastério para a Causa dos Santos, em Roma, no dia 27 de setembro.

Entre os documentos há artigos, cartas, homilias e escritos do Servo de Deus. Também foram apresentados materiais audiovisuais com depoimentos de pessoas que conviveram com o padre.

Padre André Bortolameotti, nasceu em 22 de dezembro de 1919, em Vigolo Vattaro, na Itália. Em 1967 veio para o Brasil, e iniciou seus trabalhos em São Paulo. Em 1975 retornou para Roma, onde cursou Teologia Moral. Em 1984 retornou definitivamente ao Brasil. Em dezembro de 1984 tornou-se pároco da paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Barretos (SP), permanecendo na administração paroquial até dezembro de 2001, depois tornou-se vigário.

Em 1990, o padre criou o alojamento Madre Paulina, para doentes que iam a Barretos se tratar no Hospital do Câncer.

Padre André morreu no dia 28 de outubro de 2010, aos 91 anos. E foi enterrado no santuário Nossa Senhora do Rosário, em Barretos. Em 2016, foi aberto o seu processo de beatificação. Em 22 de novembro de 2021, como parte do processo de beatificação, seus restos mortais foram exumados e colocados em uma urna de acrílico, em um espaço dentro santuário.

“Foram seis anos de muito trabalho e agora o processo segue a fase romana. Sigamos pedindo a intercessão de padre André para que recebamos graças de Deus e para que logo surjam milagres para que logo tenhamos a beatificação dele, e depois a canonização!”, declarou dom Milton.

 

Confira também: