O papa Francisco participará da assinatura de uma declaração sobre o esporte que será feita no Vaticano por líderes esportivos mundiais na sexta-feira (30), no final da Cúpula Internacional “Esporte para todos. Coeso, acessível e adaptado a cada pessoa” (“Sport for all. Cohesive, Accessible and Tailored to each person”).

O secretário do dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, o padre brasileiro Alexandre Awi Mello, disse que esta iniciativa é realizada em colaboração com o dicastério para a Cultura e a Educação e com a Fundação João Paulo II para o Esporte na Itália.

“O principal objetivo da Cúpula é solicitar ao mundo do esporte e à política internacional, regional e local, para abraçar a Declaração que será apresentada pelos participantes, empenhando-se em trabalhar pela integração das pessoas na sociedade através do esporte, especialmente das pessoas com deficiências físicas, intelectuais e relacionais, os imigrantes e refugiados, os presos, os jovens e os idosos, as mulheres etc.”, disse o padre à ACI Prensa, agência em espanhol do Grupo ACI. Mello destacou a importância de os leigos promoverem o esporte para seguir "sua missão batismal, que consiste em estar no mundo e lidar com questões e argumentos que são da vida social e humana”.

Padre Awi Mello disse que "o esporte é verdadeiramente uma oportunidade única e fantástica para este diálogo entre a Igreja e a sociedade". Ele recordou "os valores cristãos que estão presentes no esporte", como disse o documento da Santa Sé "Dar o melhor de si", de 2018.

O subsecretário do dicastério para a Cultura e a Educação, monsenhor Melchor Sánchez de Toca y Alameda, disse à ACI Prensa que "este Congresso é um bom exemplo de colaboração entre os escritórios da Santa Sé, que nem sempre é frequente".

Monsenhor Sánchez de Toca recordou que em outubro de 2016 aconteceu no Vaticano a primeira conferência internacional sobre esporte e fé com o título "O esporte a serviço da humanidade".

Naquela ocasião, vários líderes mundiais esportivos, religiosos, empresariais e da sociedade civil participaram do evento “para lançar as bases para um novo movimento” para que esta nova Cúpula continue na mesma direção.

O responsável pela pastoral do esporte do dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, Santiago Pérez de Camino, destacou à ACI Prensa a importância da declaração que será assinada na presença do papa Francisco "para tentar colocar os princípios fundamentais do esporte à frente de qualquer outro objetivo, porque se o esporte perde sua identidade fica suscetível a ser pressionado e modificado por outros agentes externos como corrupção, doping, ideologias, nacionalismo”.

Para Santiago Pérez de Camino, “é essencial que o esporte não perca a sua identidade, os seus próprios valores e que seja capaz de os transmitir para criar uma maior integração das pessoas na sociedade, um ambiente mais justo e solidário com as pessoas que vivem em situação de exclusão, seja por deficiência física ou intelectual, por diferentes situações culturais, por discriminação pelo simples fato de serem mulheres, o que vemos em muitos países onde as mulheres não podem praticar esportes”. .

“Enfim, toda uma série de coisas que fazem do esporte um instrumento único e válido para derrubar esses muros que existem agora e que a pandemia só acentuou”, concluiu Pérez de Camino.

Confira também: