O curso de Comunicação das Artes do Corpo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) promoveu uma encenação em que duas mulheres nuas colocam objetos nesta mesma cruz. O evento era parte da XIX Semana das Artes do Corpo que aconteceu entre 19 e 23 de setembro.

Um vídeo da performance, ocorrida no dia 21, foi postado nos stories de @artesdocorpopucsp. Diante da repercussão negativa, foi tirado do ar.

A ACI Digital procurou a arquidiocese de São Paulo, responsável direta pela PUC, que comunicou que até o momento não há um posicionamento oficial sobre o ocorrido.

Há, porém, um editorial sobre o assunto no O São Paulo, jornal da arquidiocese, publicado no dia 28 de setembro, o editorial da arquidiocese.

“Circula pelas redes sociais um vídeo, gravado em São Paulo, no qual duas jovens nuas fazem uma atuação em torno de uma cruz. Apesar da porcentagem de cristãos na população brasileira ser próxima a 80%, casos como esse se tornaram comuns tanto em nossas mídias quanto nas redes sociais”, diz o editorial.

“A indignação diante dessas situações, pode ser compreensível, mas a raiva sempre é má conselheira. Ela não nos conduz ao bem, mas nos faz potencializar o mal. Antes de condenar o erro, cabe-nos testemunhar o amor e a virtude. Vivemos uma batalha pelo coração do ser humano, pelo nosso coração, pelo coração de nossos jovens… E só o amor pode conquistar nosso coração para Cristo. Um amor que é capaz de trazer a alegria e o verdadeiro gosto de viver – pois não nos enganemos: todo ser humano, inclusive os jovens de hoje e as pessoas que nos agridem, quer uma vida que tenha gosto, que valha a pena ser vivida. Essa não é uma tarefa só das autoridades eclesiásticas, dos padres ou dos professores. Todos nós somos chamados a ser um testemunho da “alegria do Evangelho”, a calar as provocações não com agressividade, mas com a força do encontro que acolhe e mostra um caminho de realização de vida mais plena e cheia de beleza”, declara editorial de O São Paulo. “Alegria do Evangelho” é o título da primeira encíclica do papa Francisco, publicada em 2013.

 Procurada pela ACI Digital, a PUC-SP disse, por meio de sua assessoria de comunicação institucional: "trata-se de uma atividade artística de iniciativa dos alunos, ocorrida no âmbito do curso de Comunicação das Artes do Corpo, não referendada pela Universidade".

O vídeo da performance ainda pode ser visto na postagem feita pela vereadora paulistana Sonaira Fernandes (republicanos). “Não é de hoje que vilipendiam a Bíblia, crucifixos e imagens que representam a fé dos católicos, e fazem isso com o propósito claro de provocar”, escreveu a vereadora.

 

Confira também: