A basílica de Nossa Senhora da Guia, de Acari (RN), ganhou uma relíquia do sangue de são João Paulo II, que será introduzida no templo para veneração permanente dos fiéis. A relíquia ainda está em Roma e não há previsão de chegada ao Brasil. “A paróquia de Nossa Senhora da Guia do Acari e a diocese de Caicó (RN) rendem graças a Deus por esta bênção”, disse o pároco, padre Emanuel Medeiros de Araújo.

A paróquia de Acari informou por meio de suas redes sociais que a relíquia foi entregue ao brasileiro monsenhor Flávio de Medeiros pelo cardeal Stanisław Dziwisz, arcebispo emérito de Cracóvia, Polônia. Dziwisz foi secretário pessoal do papa João Paulo II.

Monsenhor Flávio de Medeiros é natural de Acari e, em abril deste ano, se tornou cônego da basílica de São Pedro, no Vaticano. A relíquia ainda está com ele e, segundo a paróquia de Acari, “será oportunamente enviada ao pároco, Pe. Emanuel Medeiros de Araújo, que a introduzirá na basílica para a permanente veneração dos fiéis acarienses”.

“Foi na recordação de dom Eugenio de Araújo Sales, amigo pessoal do papa João Paulo II, que o cardeal Stanisław concedeu a Acari este tão importante sinal da nossa fé”, disse monsenhor Flávio de Medeiros ao Facebook da paróquia de Acari.

Dom Eugênio Sales foi arcebispo do Rio de Janeiro (RJ), de 1971 a 2001. Ele nasceu em Acari, em 8 de novembro de 1920. 

“Todos nós ficamos imensamente felizes: primeiro por ser a relíquia do grande são João Paulo II; depois, porque a basílica de Nossa Senhora da Guia do Acari é a igreja onde o cardeal dom Eugênio de Araújo Sales foi batizado e todos nós sabemos da grande amizade que existia entre o cardeal e o papa”, disse à ACI Digital o pároco, padre Emanuel de Araújo. O pároco também manifestou gratidão ao monsenhor Flávio de Medeiros e ao cardeal Stanislaw Dziwisz pela relíquia que será enviada à basílica.

A igreja de Nossa Senhora da Guia, de Acari, foi elevada à basílica menor em 2021. Foi construída por padre Thomaz Pereira de Araújo e inaugurada em 1867. É a segunda paróquia mais antiga da diocese de Caicó, por ter sido erigida em 1835, e uma das mais antigas do estado do Rio Grande do Norte.

Em abril deste ano, foi sancionada lei que reconhece a basílica de Acari como patrimônio cultural, histórico e religioso do estado do Rio Grande do Norte.

Confira também: