Giorgia Meloni, primeira mulher a chegar ao cargo de primeiro-ministro na Itáliaq, citou em seu discurso de vitória uma frase que há anos é atribuída a são Francisco de Assis.

“Em um dos primeiros atos dos Fratelli d'Italia (Irmãos da Itália, partido pelo qual Meloni venceu as eleições), citei uma frase de são Francisco que dizia 'você começa fazendo o que é necessário, depois o que é possível e de repente você estará fazendo o impossível’. Isto é o que temos feito".

O frade franciscano Andrea Vaona disse que a frase não é do santo. “É triste, mas na internet e nas redes sociais encontramos frequentemente aforismos e citações erradas ou anedotas fantasiosas referentes a várias personalidades e figuras do passado ou do presente (por exemplo, o papa Francisco). O problema é muito grave, embora haja quem se esforce para apontar os erros”, lê-se no blog do franciscano.

Meloni, que é católica, foi eleita defendendo a vida e a família. Em um vídeo divulgado nas redes sociais, ela diz: “Não há meios-termos possíveis, ou sim ou não. Sim à família natural, não ao lobby LGBT; sim à identidade sexual, não à ideologia de gênero; sim à cultura da vida, não ao abismo da morte; sim à universalidade da cruz, não à violência islâmica; sim às fronteiras seguras, não à imigração em massa”.

Confira também: