O papa Francisco recebeu os membros da Comunidade Católica Shalom em audiência ontem (26). Ele os incentivou a buscar uma juventude de espírito, “aquela que transparece nos olhos de certos idosos mais do que nos olhos de certos jovens”.

A Comunidade Católica Shalom é uma comunidade carismática que teve início em 1982. Atualmente, é reconhecida como uma associação privada de fiéis. Através de seu caminho de formação, busca anunciar Cristo aos jovens.

No início do seu discurso, o papa destacou que “a Liturgia é a ação de Deus conosco, e devemos estar atentos a Ele que fala, age, chama e envia. E isso não fora do tempo e da história, não, mas dentro da realidade histórica, dentro das situações”.

Em seguida, o papa Francisco respondeu a algumas das perguntas feitas pelos presentes na aula Paulo VI do Vaticano.

Ao responder sobre “como conservar a amizade com Deus”, Francisco disse: "se permanecermos nele com a oração, com a escuta da Palavra, com a adoração, com o Rosário. Assim, a seiva do Espírito Santo passa Dele para nós e podemos perseverar".

“O fruto é o amor, é o amor de Cristo que toca o coração das pessoas, onde quer que estejamos. Cabe a nós permanecer nele, o resto é feito pelo Espírito Santo”, disse o papa Francisco.

Afirmou também que, para manter um “espírito jovem”, é necessário permanecer aberto ao Espírito Santo: “É Ele quem renova os corações, renova a vida, renova a Igreja e o mundo”.

O papa Francisco também encorajou os presentes a seguir o exemplo de santa Teresa de Calcutá, que encontrou a força necessária no Senhor, “a quem recebia e adorava todas as manhãs e lhe dizia: ‘Tenho sede’. Depois, ela saia e o reconhecia no rosto daquelas pessoas abandonadas”.

Francisco destacou ainda que a comunidade “é marcada desde o início pela coragem criativa, pelo acolhimento e por um grande impulso missionário”. Ele os incentivou a manter “o espírito de obediência filial, afeto e proximidade aos vossos pastores”.

“Eu os exorto a permanecerem dóceis à ação do Espírito, abertos à escuta recíproca e às diretrizes da Igreja, a fim de discernirem melhor como prosseguir seu caminho”, disse o papa.

Agradeceu também o fato de que a comunidade “desperta em muitos jovens o desejo de uma doação igualitária”.

“Mas é também um convite à responsabilidade e à prudência. A proposta de entrega, de fato, sem deixar de mostrar a beleza da vocação ao discipulado, deve saber respeitar a liberdade das pessoas, saber esperar os diferentes tempos de crescimento de cada um e acompanhar com delicadeza e discernimento na escolha do estado de vida a abraçar e na escolha da vida comunitária”, disse o papa.

“Seu carisma é um dom do Espírito Santo para a Igreja hoje. Bendigamos ao Senhor pelos muitos jovens que frequentam os vossos grupos, pelas famílias que se formaram, pelas muitas vocações e conversões, pelo apoio que dão a tantas paróquias, por todo o apostolado que fazem nos mais diversos ambientes “, concluiu o papa Francisco.

Confira também: