A capela católica no Aeroporto El Dorado será reaberta graças a um acordo entre as autoridades da Igreja na Colômbia e os administradores do terminal aéreo, informou na quinta-feira (22) o bispo de Fontibón, dom Juan Vicente Córdoba.

Em 26 de agosto, a OPAIN (empresa privada que administra o aeroporto de El Dorado por concessão da aeronáutica civil), informou que o oratório que funcionava como capela católica seria convertido em local de culto “neutro”.

Representantes da Igreja, políticos e líderes civis criticaram a decisão e organizaram a oração do terço e uma manifestação até o aeroporto para pedir a reinstalação da capela.

Dom Córdoba disse num vídeo que havia um acordo até 2037 para que aquele espaço funcionasse como capela católica. Ele disse que a capela foi fechada porque Secretaria de Governo da Prefeitura de Bogotá pediu e notificou a OPAIN "para tirar a Igreja Católica de lá e distribuí-la a todas as religiões".

O acordo foi alcançado após uma reunião entre o presidente do conselho de administração da OPAIN, Mauricio Ossa com dom Córdoba e o arcebispo de Bogotá, dom Luis José Rueda,  presidente da Conferência Episcopal da Colômbia.

Em seu comunicado, o bispo de Fontibón disse que "após analisar com calma, abertura, clareza e humildade tudo o que diz respeito à questão do Oratório Católico no Aeroporto El Dorado, chegamos a um acordo muito bom para a glória de Deus e o bem dos cidadãos".

 

“Ao escutar os esclarecimentos necessários, a OPAIN e a diocese de Fontibón decidiram continuar com o comodato do Oratório Católico do Aeroporto El Dorado e do Oratório da Ponte Aérea”, acrescentou.

Uma sala multiconfessional será construída para os demais credos religiosos. Dom Córdoba agradeceu a solidariedade de católicos e não católicos.

Confira também: