O padre Fabio Corazzina, de Brescia, Itália, celebrou missa vestido com um unifirme de ciclista uma estola com as cores do arco-íris semelhante às cores que identificam o lobby homossexual.

Em 11 de setembro, o padre transmitiu pelo Facebook a missa que celebrou como parte de uma atividade ciclística na cidade de Mazara del Vallo, na Sicília, Itália.

Nas imagens também se vê uma mesa com algumas frutas e uma pequena cruz vermelha e verde no centro, de onde o padre Corazzina rezou a missa. Ao redor da mesa estão algumas mochilas e bicicletas.

O bispo de Brescia dom Pierantonio Tremolada disse que “a boa-fé não é suficiente para justificar o que aconteceu. De fato, está em jogo um bem infinitamente maior que nós mesmos e a caridade para com nossos irmãos e irmãs na fé”.

Numa carta pública escrita em 19 de setembro, Tremolada se disse “chocado e extremamente triste”.

Depois de comentar que admira a sensibilidade do padre para os temas sociais, o bispo disse ao padre que não "concorda com o que fez e que considero o que aconteceu muito grave".

“A eucaristia é o bem mais precioso que a Igreja possui: um dom imensurável de seu Senhor, um mistério de graça e santidade. Mistério, de fato. Como tal, exige acima de tudo reverência, um coração agradecido e, sobretudo, admiração”, disse o bispo.

“Quando se celebra a eucaristia, a atitude será sempre de absoluto respeito e devoção interior: lembremo-nos do exemplo dos grandes santos”, acrescentou.

O bispo também lembrou ao padre que na missa ele não pode agir “de forma descuidada e superficial. O que se vê no vídeo que você divulgou demonstra precisamente isso: o contexto, a vestimenta, a forma de tratar as espécies sagradas, a liberdade na formulação das orações e a própria oração eucarística, algumas brincadeiras fora de lugar e infelizes".

"Também estou surpreso que você não tenha pensado nas consequências de tal ato, intencionalmente tornado público através das redes sociais", continuou Tremolada. “Como não perceber a confusão e a dor que isso teria causado – e de fato causou – em tantas pessoas que amam profundamente a Eucaristia e a colocam no centro de sua vida de fé?”.

Depois de exortá-lo a se desculpar pelo ocorrido, o bispo de Brescia pediu ao sacerdote que escolha "um gesto penitencial, que exprima a consciência de sua responsabilidade e de alguma forma se dê para reparar o ocorrido".

Confira também: