O padre Gabriele Amorth, que foi exorcista oficial da Santa Sé e filho espiritual de são Pio de Pietrelcina, se confessou por 26 anos com o frade franciscano capuchinho que experimentou os estigmas de Cristo.

O exorcista também foi encarregado de levar uma imagem de Nossa Senhora de Fátima de helicóptero ao padre Pio antes de sua morte. É o que conta Paloma Pía Gasset, autora de Testigos directos del Padre Pío (Testemunhas diretas do Padre Pio, em tradução livre) (Ed. Custodian Books), à ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI.

A autora compila no livro que acaba de ser publicado na Espanha uma série de entrevistas feitas durante anos com pessoas muito próximas ao padre Pio.

O livro conta o testemunho da irmã Consolata di Santo, a primeira freira que levou o padre Pio para seu hospital Casa Alivio do Sofrimento e testemunha chave em seu processo de canonização, ou o fotógrafo pessoal do franciscano Elia Stelutto.

Também estão nas páginas de Testigos directos del Padre Pío Gemma di Giorgi, uma menina que nasceu sem pupilas e cuja cegueira foi curada graças à intervenção do santo, e Paolo Covino, padre que administrou a unção dos enfermos ao santo dos estigmas.

Sobre ele a autora lembra que a primeira vez que o viu lhe avisaram que se parecia muito com o santo: "Era igual ao padre Pio mais velho", lembra.

Cada um deles fala de um aspecto do santo, “alguns destacam o humor; outros sua humildade ou sua caridade; também a aceitação de seus sofrimentos para salvar almas ou como pôde dedicar tantas horas à confissão”.

O bispo de San Giovanni Rotondo, dom Franco Moscone, disse desta compilação de entrevistas que é “um livro essencial para conhecer padre Pio através dos testemunhos de sua espiritualidade”.

Uma filha espiritual de são Pio de Pietrelcina

Paloma Pía Fernández Gasset é o nome completo da autora, filha espiritual do padre Pio. Ela é casada com José María Zavala, jornalista e autor do best-seller internacional Padre Pio. Os milagres desconhecidos do santo dos estigmas.

Em 2009, ambos passaram por um processo de conversão que mudou radicalmente suas vidas. Em 2 de outubro de 2010, Paloma recebeu o sacramento da crisma, adotando Pia como nome do meio, em homenagem ao santo capuchinho. O padrinho de crisma foi o marido dela.

O livro nasceu dessa experiência de conversão ligada ao padre Pio e de uma promessa feita quando a autora foi diagnosticada com covid. “Eu passei muito mal e no dia do meu aniversário prometi ajudá-lo no que pudesse. Sentia-me em dívida com ele”, disse Gasset.

Confira também: