O ex-vereador Renato Freitas de Curitiba (PT) que participa do evento Economia de Francisco em Assis, na Itália, pretende entregar uma carta ao papa Francisco amanhã (24).

Freitas participou da invasão da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, em Curitiba no dia 5 de fevereiro, em protesto contra o racismo motivado pelo do congolês Moïse Kabagambe, espancado até a morte no quiosque Tropicália, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, no dia 24 de janeiro e de Durval Teófilo Filho, morto a tiros pelo seu vizinho ao chegar na porta de sua casa no dia 2 de fevereiro.

A Arquidiocese de Curitiba se manifestou contra a cassação do petista em abril. Em 22 de junho, os vereadores cassaram Freitas por "procedimento incompatível com o decoro parlamentar", por 15 votos a favor e cinco contra.

Renato voltou ao cargo no dia 7 de julho graças a uma decisão do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) por não ter sido cumprido o prazo de 24 horas entre a comunicação ao vereador e a sessão de cassação.

Em 5 de agosto o vereador cassado. Freitas agora é candidato a deputado estadual do Paraná pelo PT.

A carta que Freitas leva ao papa traz a assinatura do famoso advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, conhecido como Kakay, e de outros advogados que defendem o petista.

“Nesse encontro, além de denunciar o racismo de que foi vítima e a situação de outros parlamentares negros que estão sendo perseguidos no Brasil, Renato entregará ao papa uma carta redigida pelos seus advogados denunciando as ilegalidades e a perseguição de que foi vítima”, relata nota dos advogados.

A participação do ex-vereador na Economia de Francisco partiu de um convite do frei David, fundador da Educafro, uma ONG mantida pelo Serviço Franciscano de Solidariedade que visa a inclusão de negros e pessoas vindas de escolas públicas, através de cursinhos comunitários e bolsas de estudo para graduação e pós-graduação em parceria com algumas instituições do país.

 “A Economia de Francisco, é um movimento internacional de jovens economistas, engajados num processo de diálogo inclusivo, e nasceu após a carta do Pontífice, dirigida em 2019 a jovens economistas, empreendedores e empresárias de todo o mundo”, informa Vatican News, serviço de comunicação da Santa Sé.

O ponto alto do evento será o encontro com o papa amanhã (24). “Entre os mais de mil jovens presentes, 100 são provenientes do Brasil”, diz Vatican News.

 

Confira também: