O jornal nicaraguense La Prensa informou que a saúde do bispo de Matagalpa, dom Rolando Álvarez, em prisão domiciliar desde 19 de agosto, está piorando.

Em nota de segunda-feira (19) e citando fontes ligadas à Conferência Episcopal, o jornal disse que os problemas cardíacos de dom Rolando Álvarez se agravaram.

“Não temos muita informação. Nós realmente sabemos o que todos sabem, dom Rolando em sua casa, com seus problemas de saúde, pois antes de ser sequestrado ele ia regularmente ao médico, pois tem problemas cardíacos e toda a situação se agravou", disseram fontes que pediram para permanecer no anonimato por razões de segurança.

Dom Rolando Álvarez ficou sitiado desde o início de agosto na cúria episcopal de Matagalpa cercada pela polícia por ordem do presidente Ortega, ex-guerrilheiro de esquerda que soma 29 anos no poder da Nicarágua. No dia 19 ele foi preso e levado para Manágua, onde está em prisão domiciliar na casa de seus pais.

Até agora, segundo La Prensa, não há julgamento ou acusação formal contra ele.

Em 15 de setembro, o Parlamento Europeu aprovou por 538 votos a favor e 16 contra uma resolução exigindo a libertação imediata do bispo.

No dia da prisão do bispo, outros padres, seminaristas e um leigo também foram presos e levados para a prisão de El Chipote, em Manágua, conhecida como centro de tortura dos adversários do regime sandinista no poder na Nicarágua.

São o padre Ramiro Tijerino, padre José Luis Diaz, padre Sadiel Eugarrios e padre Raúl González; e os seminaristas Darvin Leyva e Melquín Sequeira; além do cinegrafista Sergio Cárdenas, todos da diocese de Matagalpa.

Outro sacerdote que está em El Chipote é o padre Oscar Benavidez, da diocese de Siuna.

Confira também: