"O futuro começa hoje e começa por nós", diz a mensagem do papa Francisco para o 108º Dia Mundial do Migrante e do Refugiado, que será celebrado no próximo domingo (25).

“Não podemos deixar às próximas gerações a responsabilidade pelas decisões. E os jovens devem ser protagonistas deste novo começo”, diz o papa Francisco em um vídeo publicado pela Seção Migrantes e Refugiados.

O vídeo também mostra o testemunho de dois jovens embaixadores da Rede Internacional de Vida Consagrada contra o Tráfico de Pessoas Talitha Kum. Mais de seis mil membros de cerca de 800 congregações religiosas trabalham nessa rede em tarefas de prevenção, resgate e acompanhamento.

Os dois jovens contam sobre o flagelo do tráfico na Ásia e como trabalham para ajudar os necessitados.

"Que decisões devem ser tomadas agora para construir um futuro inclusivo e melhor para todos?", pergunta o papa Francisco no video.

A Seção Migrantes e Refugiados convida todos a responder pessoalmente e contribuir para esta reflexão enviando um pequeno vídeo ou fotografia com a resposta para o endereço media@migrants-refugees.va ou indo diretamente às redes sociais desta seção.

Por ocasião deste dia, o site disponibiliza um “kit” em vários idiomas que contém orientações para a celebração eucarística, orações e atividades para jovens e adultos.

Confira também: