Depois de rezar o Ângelus de ontem (18) no Vaticano, o papa Francisco ofereceu suas orações pela Ucrânia, Armênia, Azerbaijão e pelas cidades afetadas pelas inundações na Itália.

Francisco agradeceu por sua recente viagem ao Cazaquistão, sobre a qual falará na próxima audiência geral da quarta-feira, e manifestou sua tristeza pelos recentes combates entre o Azerbaijão e a Armênia.

“Expresso a minha proximidade espiritual às famílias das vítimas, e exorto as partes a respeitarem o cessar-fogo, em vista a um acordo de paz. Não esqueçamos: a paz é possível quando se silenciam as armas e começa o diálogo”, disse o papa.

Nesta última semana, pelo menos 135 soldados armênios e 71 do Azerbaijão morreram durante os confrontos, na disputa pela região de Nagorno-Karabakh.

A região é um encrave habitado principalmente por cristãos ortodoxos no território do Azerbaijã, país de maioria muçulmana. A disputa pela região se arrasta desde o fim da União Soviética, em 1991.

Desde os confrontos de 2020, a Rússia atuou como garante de uma cessar-fogo na região. Agora, com o envolvimento das forças armadas russas na invasõa da Ucrãnia, o Azerbaijão teria aproveitado para atacar novamento o território cristão.

“Continuemos a rezar pelo atormentado povo ucraniano e pela paz em todas as terras ensanguentadas pela guerra”, pediu também o papa.

Francisco fez uma “oração pelas populações das Marcas atingidas por uma violenta inundação. Rezo pelos mortos e pelos seus familiares, pelos feridos e por quantos sofreram danos graves. Que o Senhor dê força a essas comunidades!”

As chuvas torrenciais nos últimos dias na região das Marcas, no centro da Itália, mataram ao menos dez pessoas.

Confira também: