O cardeal Konrad Krajewski, enviado pelo papa Francisco à Ucrânia, conseguiu escapar de um tiroteio neste sábado (17), enquanto entregava ajuda humanitária perto da cidade de Zaporizhia.

Segundo o Vatican News, serviço de informações da Santa Sé, o cardeal não ficou ferido.

O tiroteio ocorreu enquanto Krajewski estava levando comida e outros itens de necessidade básica para pessoas presas nas linhas de frente.

O cardeal Krajewski e seus companheiros foram atacados e buscaram refúgio. “Pela primeira vez na minha vida eu não sabia para onde fugir... porque não basta correr, é preciso saber para onde”, disse o cardeal ao Vatican News.

O papa Francisco anunciou em 11 de setembro que o cardeal Krajewski, prefeito do Dicastério para o Serviço da Caridade, retornaria à Ucrânia para “dar testemunho concreto da proximidade do papa e da Igreja”.

Esta é a quarta viagem dele como esmoler papal desde o início da guerra, com a invasão da Ucrânia pela Rússia em 24 de fevereiro.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, disse à Reuters na sexta-feira (16) que é muito cedo para dizer se a contraofensiva da Ucrânia no nordeste do país marcará um ponto de virada na guerra, agora com quase sete meses.

Confira também: