Nossa Senhora da Piedade, também conhecida como Nossa Senhora das Dores, tornou-se oficialmente a padroeira da arquidiocese de Belo Horizonte. A proclamação foi feita ontem (15) em missa solene celebrada pelo arcebispo de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, na catedral de Cristo Rei.

No início da solenidade foi lido o decreto com que a Santa Sé estabeleceu Nossa Senhora da Piedade como padroeira da Arquidiocese de Belo Horizonte. O decreto é de 2017, mas, segundo a assessoria da arquidiocese de Belo Horizonte, por causa das medidas restritivas impostas por temor da pandemia de covid-19, “o momento festivo e de apresentação do ícone da Piedade, obra inspirada na obra do Mestre Aleijadinho foi adiado”.

Na homilia, dom Walmor disse: “Hoje se desenha uma bela estampa para a história centenária da nossa amada arquidiocese de Belo Horizonte”.

Contemplar a imagem de Nossa Senhora da Piedade é oportunidade para comover-se diante da dor humana, do sofrimento do outro, e se compadecer, contribuindo para compor um discurso que constrói a sociedade, alcançando a coragem da partilha. É avançar para além das ideias bonitas, colocadas nas páginas dos livros, e, assim, viver uma experiência transformadora,” disse o arcebispo, que também é presidente da Conferência Nacional dos bispos do Brasil.

Desde 31 de julho de 1960 Nossa Senhora da Piedade é padroeira do Estado de Minas Gerais por decreto do Papa João XXIII.