Dom Giuseppe Anfossi, Bispo de Aosta, e o Prefeito de Introd, Osvaldo Naudin, apresentaram na Maison de Bruil, perto da cidade de Les Combes, onde o Papa passas suas férias, o livro “João Paulo II entre as montanhas”, escrito por Nadia Milliery Ognibene e Raffaella Poletti.

O livro, de 120 páginas, ilustra com várias fotografias as viagens de João Paulo II às montanhas italianas e contém as palavras dedicadas pelo Papa ao longo de seu pontificado ao valor e beleza das montanhas, assim como a ecologia e a defesa do ambiente. O livro fala “do amor do Santo Padre pelas montanhas e da importância que tiveram em sua vida, como homem e como Papa; uma espécie de ‘febre de montanha’ que não o abandonou nunca”.

As autoras explicam que na vida de Karol Wojtyla “as montanhas assumem diversos papéis: estímulo para suas reflexões, ajuda na divulgação da palavra de Deus e louvor pela beleza da criação”.

O livro, que se abre com as palavras do Papa no Ângelus de Mont Chétif (Vale d’Aosta), durante sua visita pastoral à cidade a à diocese de Aosta em 1986, explica como o Santo Padre “revalorizou de forma cristã o valor das férias como uma exigência vital que não é supérflua, como um período importante do ano para o repouso do corpo e do espírito”.

As montanhas formaram parte da vida e da juventude do Papa em sua Polônia natal, dizem as autoras. “A ama o mundo genuíno e rico de tradições que se encontra ainda nas regiões de montanha porque lhe fazem lembrar sua terra natal e os lugares da sua infância”.

“Gosta desse ambiente porque se sente parte dele”, acrescentam as autoras.

O volume conclui com os textos de todas as reflexões dos Ângelus durante suas férias no norte da Itália.