Por volta das 17h10 (08h10 no horário de Brasília), o avião do papa Francisco decolou do aeroporto internacional Nur-Sultan, capital do Cazaquistão, com destino a Roma.

A cerimônia de despedida que estava prevista foi cancelada por causa de um atraso na programação.

Está previsto que após sete horas de voo, o avião que leva o papa e cerca de 70 jornalistas aterrisse por volta das 20h15 (15h15 no horário de Brasília) no aeroporto de Fiumicino, Roma.

Assim, terminou a 38ª viagem apostólica do papa Francisco ao Cazaquistão, país de maioria muçulmana assolado pelo comunismo e onde apenas 1% da população é católica.

O papa chegou a este país da Ásia Central na terça-feira (13), onde depois de uma cerimônia de boas-vindas visitou o presidente da República e depois teve um encontro com autoridades na sala de concertos Qazaq.

O principal motivo da viagem foi a participação do papa no Encontro de Líderes Religiosos, cuja inauguração ocorreu na quarta-feira (14).

O papa Francisco foi aplaudido pela multidão e também foi o encarregado de fazer o discurso de abertura. Após o encontro, ele se reuniu com alguns dos líderes religiosos presentes.

Na tarde de ontem (14), o papa rezou uma missa na praça da Expo da capital Nur-Sultan com a participação de milhares de fiéis.

Hoje (15), o papa Francisco teve um encontro privado com alguns membros da Companhia de Jesus e depois teve um encontro com representantes do clero cazaque na catedral do Perpétuo Socorro.

Antes de voltar a Roma, o papa Francisco encerrou esta visita com a declaração final e encerramento do congresso no Palácio da Paz e Reconciliação.

Confira também: