"O demônio não é um mito, mas uma realidade muito real, mais do que pensamos na vida dos cristãos", disse o padre Francisco Torres Ruiz, exorcista da diocese de Plasencia, Espanha.

Numa entrevista ao programa EWTN Notícias, do grupo a que pertence ACI Digital, Torres Ruiz falou que há que negam a existência do diabo.

“Negar a existência do diabo é negar a Sagrada Escritura. Temos que afirmar categoricamente com a fé da Igreja que o diabo existe”, disse o padre. Ele comentou a aparição do diabo no episódio da Bíblia que conta a queda de Adão e Eva (Gênesis, 3, 1-15): “Revestido da forma de uma serpente que os induz à tentação, e que desde então até o fim dos tempos estará em guerra contra Deus e contra sua obra salvífica”.

O exorcista disse que os Padres da Igreja e santos como são Gregório Magno e santo Antônio também falam sobre o demônio. O IV Concílio de Latrão "afirma, exaustivamente, que o diabo foi criado bom por Deus, mas que ele próprio se tornou mau por essa opção fundamental que ele fez contra Deus”.

Ruiz disse que muitas vezes a negação da existência do diabo acontece por um problema psicológico, pois “é melhor negar do que enfrentar o que nos assusta ou nos incomoda”.

Ele também disse que outra razão pela qual alguns padres negam a existência do diabo é por causa de "uma formação deficiente". Aqueles que são formados e continuam negando por teimosia, caem em heresia.

“Eu acho que negar o que nos dá medo, uma formação deficiente e pura heresia, são as três razões pelas quais muitos padres, religiosos, até bispos, não aceitam ou não pregam sobre a existência do diabo”, disse.

A forma do demônio

Padre Ruiz disse que as representações das realidades divinas ou espirituais surgiram do imaginário coletivo e popular.

“Os chifres são sempre um sinal de dominação, de poder, de força, algo que assusta. Ou, por exemplo, a cauda, ​​famosa, é a cauda da serpente do dragão”.

"Mas realmente o diabo não tem uma forma definida, pois é um espírito angélico e os anjos não têm uma forma humana definida", disse.

Respondendo sobre como explicar ou mostrar a existência do diabo para pessoas que não acreditam que ele realmente existe, o exorcista disse que "há a Escritura, há a fé da Igreja, há testemunhos palpáveis, verdadeiros, de muitas pessoas que tiveram uma experiência negativa e terrível com o diabo”.

“Espero que eles se deixem convencer pelos testemunhos dos outros e que nunca precisem ser convencidos por suas próprias experiências, que são dramáticas e terríveis”, concluiu o exorcista.

Confira também: