O papa Francisco saiu de Roma hoje (13) e está voando para o Cazaquistão, onde participará de um "Congresso de líderes de religiões mundiais e tradicionais", se reunirá com católicos da região e com autoridades civis.

O papa não subiu as escadas do avião, mas foi transportado em cadeira de rodas por um elevador, como aconteceu na última viagem apostólica ao Canadá.

O avião decolou do Aeroporto Internacional de Fiumicino por volta das 7h38 (2h38 no horário de Brasília) e vai ao aeroporto internacional de Nur-Sultan, capital do Cazaquistão.

O voo durará cerca de seis horas e meia e percorrerá aproximadamente 5.260 km.

Segundo o programa fornecido pela Santa Sé, o papa fará cinco discursos durante sua viagem.

O primeiro será durante o encontro com as autoridades, a sociedade civil e o Corpo Diplomático no Qazaq Concert Hall hoje (13).

Amanhã (14), o papa fará um discurso após a oração silenciosa dos líderes religiosos durante a abertura e a sessão plenária do "VII Congresso de líderes de religiões mundiais e tradicionais" no "Palácio da Paz e da Reconciliação".

Amanhã de tarde o papa fará a homilia durante a missa que vai celebrar na Praça da Expo. Será a única missa pública que ele celebrará durante a viagem.

Na quinta-feira (15), o papa Francisco fará um discurso durante o encontro com bispos, padres, diáconos, consagrados, seminaristas e agentes pastorais na catedral Mãe de Deus do Perpétuo Socorro.

Francisco fará seu último discurso da viagem após a leitura da declaração final e das conclusões do congresso no "Palácio da Paz e da Reconciliação".

A cerimônia de despedida no aeroporto internacional Nur-Sultan será na quinta-feira (15) às 16h45 (7h45 no horário de Brasília) e a chegada ao aeroporto internacional de Roma Fiumicino está prevista para 20h15 (15h15 horário de Brasília).

Confira também: