Monsenhor Louis Marucci, pároco da igreja, de Santo André Apóstolo em Gibbsboro, Nova Jersey, EUA, disse à CNA, agência em inglês do grupo ACI, que a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, que foi roubada em 30 de agosto e é uma das quatro existentes, foi devolvida a sua paróquia na quarta-feira (6).

"Eu estava trazendo-a de volta para voltar a entronizá-la amanhã", disse ele. “E pude escutar as expressões visíveis das pessoas chorando, e me virei e pensei que a fé das pessoas é realmente uma bela experiência”.

Após o furto, o padre disse que estava rezando para que a imagem fosse devolvida antes de 8 de setembro, festa da Natividade da Virgem Maria, pois a paróquia faria seu tradicional dia de oração em homenagem a Maria.

No entanto, ele disse que parecia impossível para a polícia encontrar o ladrão e recuperar a estátua a tempo, já que faltava tão pouco para a festa.

O padre disse que na manhã da quarta-feira (7), um detetive da polícia ligou para ele e disse: "Quero que você saiba que a estátua da Santíssima Mãe está voltando para casa".

“Essa foi a frase que ele usou”, disse Marucci, “e isso realmente me comoveu”.

Na quarta-feira (7), a polícia de Gibbsboro disse que Robert Adelman, um homem de 64 anos de Woodbury, a cerca de 24 quilômetros de Gibbsboro, foi preso e acusado de ser o autor do roubo.

Não há mais detalhes sobre o que o levou a roubar a imagem.

Marucci elogiou a polícia por seus esforços para encontrar o suspeito, dizendo que o sistema de segurança e as câmeras da paróquia foram fundamentais para capturar imagens do suspeito do roubo.

A paróquia recebeu uma doação de US$ 50 mil do Departamento de Segurança Nacional solicitada há alguns anos para fazer atualizações tecnológicas.

“Aconselho vivamente todas as casas de culto… a que peçam [o subsídio]”, disse Marucci, pois “as igrejas são alvos fáceis para atividades terroristas”.

Nos últimos anos, as igrejas católicas têm sido alvo de muitos ataques nos EUA. Esses ataques aumentaram nos últimos meses, desde que a Suprema Corte anulou, em 24 de junho de 2022, a decisão judicial de 1973 que liberou o aborto no país.

O padre disse que a imagem de Nossa Senhora de Fátima é de Portugal e mede pouco mais de um metro. É uma das quatro réplicas idênticas à original que existem.

Monsenhor Marucci destacou que a coroa da estátua inclui uma réplica da bala que o papa são João Paulo II colocou na estátua original de Nossa Senhora de Fátima em Portugal.

Para agradecer à Virgem Maria por ter salvado sua vida, são João Paulo II colocou a bala com que sofreu uma tentativa de assassinato em 13 de maio de 1981 na coroa da estátua original de Nossa Senhora de Fátima.

Confira também: