A rainha Elizabeth II da Inglaterra, chefe da Igreja Anglicana, morreu aos 96 anos hoje, 8 de setembro, no dia da Natividade da Virgem Maria. Os bispos do país pediram "pelo descanso da alma de Sua Majestade" e que ela seja "recebida na presença misericordiosa de Deus".

A conta oficial da Família Real no Twitter, assim como o site oficial, confirmaram sua morte hoje (8).

“A rainha morreu pacificamente em Balmoral nesta tarde. O rei e a rainha consorte permanecerão em Balmoral esta noite e retornarão a Londres amanhã."

Elizabeth II, que morreu como a mais velha e mais antiga chefe de Estado do mundo, reinou por 70 anos e conheceu cinco papas.

 

O cardeal Vincent Nichols, arcebispo de Westminster, Reino Unido, e presidente da Conferência dos Bispos Católicos da Inglaterra e País de Gales, disse num comunicado que todos os bispos estão orando “pelo descanso da alma de Sua Majestade”.

“Fazemo-lo com confiança, porque a fé cristã marcou todos os dias de sua vida e atividade”, disse.

Nichols lembrou no comunicado as palavras da rainha Elizabeth em 21 de abril de 1947, quando fez 21 anos: "Declaro diante de todos vocês que toda a minha vida, longa ou curta, dedicarei a seu serviço".

“Agora, 65 anos depois, estamos com o coração partido por nossa perda, por sua morte, e tão cheios de admiração pela forma infalível como ela cumpriu essa declaração”, disse o cardeal Nichols.

 

Nichols também disse que, mesmo em meio à sua “dor”, ele está “cheio de um imenso sentimento de gratidão pelo presente ao mundo que foi a vida da rainha Elizabeth II”.

Segundo o cardeal Nichols, a fé da rainha Elizabeth “tantas vezes e tão eloquentemente proclamada em suas mensagens públicas” foi “uma inspiração” para ele e para muitos.

“A sabedoria, estabilidade e serviço que ela encarnou constantemente, muitas vezes em circunstâncias extremamente difíceis, são um legado brilhante e um testemunho de sua fé”, disse ele.

Por fim, o líder da Igreja Católica na Inglaterra e no País de Gales, disse que a oração de todo o corpo de bispos é para “que agora seja recebida na presença misericordiosa de Deus, para se reunir ali com seu amado príncipe Philip”.

“Esta é a promessa de nossa fé e nosso profundo consolo. A rainha Elizabeth II sempre será uma luz brilhante em nossa história. Que ela agora descanse em paz. Oramos por Sua Majestade, o Rei, enquanto ele assume seu novo cargo, mesmo quando chora por sua mãe. Deus salve o rei”, concluiu.

A rainha Elizabeth II subiu ao trono em 6 de fevereiro de 1952, aos 25 anos, após a morte de seu pai, o rei George VI.

Mais em

Ela é a primeira monarca britânica a ocupar o trono por 70 anos. A rainha Vitória, tataravó de Elizabeth II, reinou por 63 anos e sete meses.

Elizabeth II é a líder da igreja anglicana, fundada cismaticamente pelo rei Henrique VIII em 1534, depois que o papa Clemente VII se declarou contra a anulação de seu casamento com a rainha Catarina de Aragão.

O papa Francisco e a Rainha da Inglaterra tiveram seu último encontro no Vaticano em abril de 2014. Antes dessa visita, a rainha visitou a Santa Sé em 17 de outubro de 2000, ocasião em que foi recebida por são João Paulo II.

Anteriormente, a rainha visitou o Vaticano três vezes. Em 1980 visitou João Paulo II. Em 1961 foi recebida pelo papa João XXIII, e a sua primeira visita foi com o papa Pio XII em 1951, quando ainda era princesa.

Em 2010, durante a viagem apostólica à Grã-Bretanha, o papa Bento XVI se reuniu com a rainha Elizabeth no Palácio de Holyrood.

Houve sete papas durante o reinado de Elizabeth II, de Pio XII até o papa Francisco.

Confira também: