Os confrades do Terço dos Homens do Brasil comemoram pela primeira vez neste dia 8 de setembro, dia da Natividade de Nossa Senhora, o Dia Nacional do Terço dos Homens.

A data foi estabelecida pelo Congresso Nacional Lei n° 2676/2021 que instituiu o dia 8 de setembro, dia da Natividade de Nossa Senhora, como o Dia Nacional do Terço dos Homens no dia 13 de junho deste ano.

O Terço dos Homens é um movimento católico reconhecido por lei em sete Estados do país: Sergipe, São Paulo, Espírito Santo, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Maranhão.

“Há 86 anos um grupo de cerca de 200 homens se reuniu na Vila Providência, em Itabi (SE), onde pela primeira vez utilizou-se o termo “Terço dos Homens”. Era dia 08 de setembro de 1936, daí a ligação do surgimento do Movimento com o nascimento da Santíssima e sempre Virgem Maria’, disse Glayson Lozer, secretário-geral do Terço dos Homens do Brasil à ACI Digital.

Segundo ele, cerca de 2,5 milhões de homens em todo o país fazem hoje várias ações, como oração do Terço em grupo, encontros promovidos por Dioceses, Missas em ação de graças e programas de rádio alusivos à data.

“Este dia também é celebrado como dia municipal em várias cidades do país, e dia Estadual e patrimônio cultural e imaterial do Estado de Sergipe”, informou Glayson.

Dom Gil Antônio Moreira, arcebispo de Juiz de Fora e bispo referencial da CNBB para o Terço dos Homens emitiu uma mensagem aos “tercistas” por vídeo: “Que Deus através das mãos Santíssimas de Maria abençoe a cada grupo do terço dos homens. Faça de cada homem um missionário do terço. ” E incentivou os missionários a evangelizar: “Você pode levar essa graça que você recebeu para outros homens, convidando-os para participar do seu grupo de oração do terço dos homens”.

 

Confira também: