O papa Francisco se reuniu na manhã de hoje (8), com os núncios apostólicos no Vaticano, a quem agradeceu “por serem pontos de referência nos momentos de maior turbulência”.

Este encontro se dá no âmbito do encontro convocado pelo papa Francisco com os núncios apostólicos do mundo, que acontece em Roma de 7 a 10 de setembro.

Francisco disse em seu discurso que o encontro com os núncios não aconteceu nos últimos dois anos devido “à pandemia de covid-19 que nos obrigou a ter várias limitações na nossa vida cotidiana e nas nossas atividades pastorais”.

Francisco mostrou-lhes a preocupação que ele tem com as guerras. "A Europa e o mundo inteiro estão abalados por uma guerra de especial gravidade, seja pela violação do direito internacional, seja pelos riscos de uma escalada nuclear, seja pelas duras consequências econômicas e sociais”, disse.

Francisco repetiu sua ideia de que o mundo vive “uma terceira guerra mundial ‘em pedaços’, da qual vocês são testemunhas nos locais onde desempenham sua missão”.

Diante desta “situação de sofrimento”, o papa Francisco agradeceu aos presentes pelo seu trabalho: “Vocês levaram às populações e às Igrejas a proximidade do papa, sendo referências em momentos de maior turbulência”, disse.

“Como Igreja, estamos comprometidos com um caminho sinodal que gostaria de fazer crescer no povo de Deus precisamente esta dimensão da sinodalidade”, disse o papa.

Francisco lembrou que “temos no horizonte o Jubileu de 2025, cujos preparativos já começaram” e citou a Constituição Apostólica Praedicate Evangelium, que já começou a ser aplicada.

O papa Francisco confiou “as intenções de nossos corações à intercessão da Virgem Maria, na festa de sua Natividade”.

Após a audiência com o papa Francisco, os representantes pontifícios terão diversos encontros que vão terminar com a oração das Vésperas na Capela Sistina do Vaticano.

Segundo um comunicado da Santa Sé, o encontro “terá a presença dos superiores da Secretaria de Estado, 91 núncios apostólicos e seis observadores permanentes.

Confira também: