A igreja Senhor Bom Jesus dos Martírios, em Maceió (AL), foi reaberta aos fiéis na segunda-feira (5), após mais de dois anos fechada para restauração. O templo é tombado por sua importância cultural. É considerada a igreja do século XIX com mais azulejos aplicados no Brasil.

“Essa igreja é a que possui mais azulejos, em todo o Brasil, aplicados em sua fachada. Então, ela tem uma importância muito grande do ponto de vista da arte, lógico, e do ponto de vista, principalmente, do uso religioso que se dá nela”, disse Melissa Mota, superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Alagoas.

As obras de restauração foram executadas pelo Iphan e tiveram o investimento de R$ 4,9 milhões.

A igreja Senhor Bom Jesus dos Martírios é uma reitoria da catedral metropolitana de Maceió. Em 1833, foi fundada a Irmandade do Bom Jesus dos Martírios, na Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Três anos depois, começou a construção de uma pequena capela, onde hoje é a igreja dos Martírios. Mas, em 1864m a capela começou a ruir. Então decidiram erguer um novo templo, que teve a bênção solene em 1881.

Segundo o Iphan, os azulejos representam o principal revestimento da fachada e das torres da igreja, contando com cerca de 42 mil peças. Trata-se da única igreja do Nordeste do Brasil com fachada trabalhada em azulejaria de inspiração mourisca, isto é, relacionada aos mouros e sua cultura, que alia elementos do neoclássico com arcos de influência gótica. Na cúpula, há o revestimento om cacos de porcelana, chamado embrechamento.

Segundo Iphan, a restauração da igreja abrangeu a recomposição de toda a azulejaria do século XIX, o restauro das esquadrias e do forro, a modernização das instalações elétricas e luminotécnicas, a reestruturação da cobertura com a substituição de todo o madeiramento do telhado e telhas, a construção de um anexo que servirá como salão de festas, dentre outras. Todas as imagens também foram restauradas durante os trabalhos.

“A igreja foi reformada e tem partes lindas, belas de se ver, contemplar, agradecer ao nosso Senhor pela grandeza dos antepassados que fizeram tudo isso, pela fé grandiosa do povo de Deus e também agradecer a todos que se empenharam nesse restauro. Agora, temos a chance de vê-la mais próxima da beleza original, uma beleza que impressiona e enche os olhos, tanto por fora quanto por dentro”, disse o pároco, padre Francisco Teixeira.

Na igreja Senhor Bom Jesus dos Martírios, são celebradas missas de segunda-feira à sexta-feira, às 12h, e aos domingos, às 7h.

Confira também: