“Onde está meu irmão Rolando Álvarez? Hoje faz 15 dias desde que dom Rolando Álvarez foi sequestrado pela Polícia Nacional da Nicarágua”, escreveu no Facebook na sexta-feira (2) dom Manuel Eugenio Salazar Mora, bispo de Tilarán-Libéria que acolheu na Costa Rica as Missionárias da Caridade depois que foram expulsas da Nicarágua pela ditadura de Daniel Ortega, ex-guerrilheiro de esquerda que soma 29 anos no poder da Nicarágua.

"Dom Rolando Álvarez, bispo de Matagalpa, voz profética da Nicarágua, ainda está preso em uma casa, 'por causa de uma procissão com o Santíssimo Sacramento'", continuou dom Salazar Mora, lembrando as imagens que circularam pelo mundo que mostram dom Rolando com o ostensório com Jesus Sacramentado, cercado pela polícia de Ortega.

“Ele não quer deixar sua Terra e a ditadura quer desterrá-lo. Ele está cercado pela polícia como um criminoso, isolado e incomunicável! Rezemos por sua integridade física."

"Seu povo sofre, seu clero sofre por seu excelente pastor", lamentou.

Por causa das críticas ao governo que dom Rolando Álvarez fez, ele foi posto em prisão domiciliar na casa de seus pais em Manágua, enquanto outros padres estão detidos na prisão de El Chipote.

O último tuíte de dom Rolando, de 19 de agosto, diz: “Vamos nos preocupar em usar o vestido de festa no Reino de Deus”.

Dom Salazar Mora também denunciou que “os clérigos e leigos que colaboraram estreitamente com o bispo estão presos”.

“Clérigos tiveram que fugir pelas montanhas, para não acabar na infame prisão! Há terrorismo de estado e as pessoas estão aterrorizadas com a repressão brutal, em nome do povo!”

“Oremos pela nossa Igreja Irmã da Nicarágua. Acolhamos os refugiados. Vamos protestar, vamos pressionar, vamos influenciar”, incentivou dom Salazar Mora. “E você, o que está fazendo? Somos todos Rolando! Viva Cristo Rei!”

Confira também: