Ao menos um padre teria escapado da perseguição à Igreja  pelo regime de Daniel Ortega, ex-guerrilheiro de esquerda que soma 29 anos no poder da Nicarágua.

O padre Uriel Vallejos, que foi diretor-geral do Canal e da Rádio Católica de Sébaco, fechados pela ditadura, teria escapado da Nicarágua. Em 1º de agosto a polícia invadiu as instalações da rádio e depois manteve o padre preso na paróquia Divina Misericórdia de Sébaco até 4 de agosto.

Uma fonte da Igreja na Nicarágua, que prefere permanecer anônima por razões de segurança, disse à EWTN Notícias que o padre conseguiu deixar o país.

“O padre Uriel está fora do país. Os trabalhadores da mídia não estão mais trabalhando. A ordem era prender o padre Uriel. Ele teve que sair por pontos cegos”, disse.

As declarações da fonte confirmam a informação publicada pelo advogado Yader Morazán sobre o padre Uriel.

Morazán também disse que outros padres como Vicente Martínez, Sebastián López e Mangel Hernández, também teriam deixado o país, embora esta informação ainda não tenha sido confirmada.

Padre Vicente Martínez e padre Sebastián López pertencem à Paróquia Santa Lucía, na diocese de Matagalpa.

Há alguns dias eles também são procurados pela polícia, que não conseguiu prendê-los. Desde 21 de agosto não se sabe nada sobre eles.

O padre Mangel Hernández é pároco da paróquia São João Maria Vianney, também em Matagalpa. A última vez que transmitiu a missa nas redes sociais foi no dia 13 de agosto.

Padres sequestrados na prisão de tortura de El Chipote

O padre Oscar Benavidez, da diocese de Siuna, o padre Ramiro Tijerino, o padre José Luis Diaz, o padre Sadiel Eugarrios e o padre Raúl González estão na prisão de El Chipote, em Manágua, famosa como centro de tortura dos adversários do regime sandinista no poder na Nicarágua.

Também os seminaristas Darvin Leyva e Melquín Sequeira, e o cinegrafista Sergio Cárdenas, da diocese de Matagalpa, estão em El Chipote.

Com exceção de padre Benavidez, todos os outros foram presos na madrugada de sexta-feira, 19 de agosto, na cúria episcopal de Matagalpa, quando a polícia prendeu dom Rolando Álvarez, agora em prisão domiciliar em Manágua.

Nickolas García, jornalista da EWTN Noticias, contribuiu para este artigo.