O papa Francisco enviou hoje (2) um telegrama à vice-presidente da Argentina, Cristina Fernández de Kirchner, lamentando a tentativa de assassinato que sofreu ontem (1º) em Buenos Aires.

"Tendo recebido a preocupante notícia do ataque sofrido ontem à tarde, desejo manifestar-lhe minha solidariedade e proximidade neste momento delicado", disse o papa. “Rezo para que a harmonia social e o respeito pelos valores democráticos prevaleçam na querida Argentina, contra todos os tipos de violência e agressão”.

Num comunicado à nação, na noite de ontem (1º), o presidente da Argentina, Alberto Fernández, que "pouco depois das 21h, um homem atentou contra a vida da atual vice-presidente da Nação, e duas vezes presidente constitucional Cristina Fernández de Kirchner".

A tentativa de assassinato ocorreu do lado de fora da casa da vice-presidente em Buenos Aires quando ela se dirigia a um grupo de pessoas ali reunido.

Alberto Fernández disse que o homem apontou uma arma para a cabeça de Kirchner "e disparou".

"Cristina permanece viva porque, por algum motivo ainda não confirmado tecnicamente, a arma com cinco balas não disparou, mesmo com o gatilho sendo puxado", disse.

O brasileiro Fernando Andrés Sabag Montielm nascido em São Paulo (SP) de mãe argentina e pai chileno foi preso pela tentativa de homicídio.

Confira também: