Em menos de duas semanas, duas paróquias católicas na Índia sofreram ataques. Imagens de Nossa Senhora foram destruídas e um carro da paróquia foi queimado.

Na quarta-feira (31), uma multidão de pessoas não identificadas atacou a Paróquia do Menino Jesus, na cidade de Patti, diocese de Jalandhar, estado de Punjab, Índia.

Segundo Asia News, agência católica de notícias da Ásia, o padre Thomas Poochalil, pároco da Igreja do Meninos Jesus, disse que o ataque ocorreu por volta das 12h45.

Alguns dos agressores atacaram os guardas de segurança, enquanto outros atingiram a estátua da Piedade em frente à igreja paroquial e depois queimaram o carro do padre.

O ataque ocorreu enquanto desconhecidos gritavam a frase: "Nós somos Khalistan".

Khalistan é um movimento que reúne os sikhs ou siks, uma religião fundada no século XV que luta ppor um Estado independente, que seria chamado de Khalistan, na região do Punjab.

Segundo Asia News, os sikhs acusam os cristãos de fazer conversões em seu território e, recentemente, alguns de seus membros foram presos pela polícia por perturbar violentamente uma celebração cristã.

O padre Poochalil informou à agência Fides, serviço noticioso das Pontifícias Obras Missionárias, que "a polícia foi informada e a investigação está em andamento".

Ele também pediu “apoio e orações neste momento de dor para todos nós que permaneceremos no complexo” e confiou sua paróquia à Virgem Maria.

“Pedimos a intercessão de nossa protetora, Nossa Senhora Rainha da Paz, para que a paz e a tranquilidade prevaleçam e o quanto antes os culpados sejam levados à justiça”, disse.

Outro atentado ocorreu na noite do dia 22 de agosto, quando um grupo de vândalos invadiu uma das igrejas mais antigas da cidade de Daram e destruiu várias imagens católicas.

A igreja fica em Daram, no nordeste da Índia.

Um paroquiano disse à Fides que os agressores destruíram imagens de Cristo, do Menino Jesus, da Virgem Maria e de São José, e um crucifixo que estava na parede do altar.

Segundo relatos, os criminosos não roubaram objetos de valor.

O ataque ocorreu quando os padres estavam fora da cidade, participando de uma conferência em Tura. Ao voltar, eles denunciaram o ataque às autoridades.

Segundo as investigações preliminares, o ataque teria sido perpetrado por uma pessoa com problemas mentais.

Confira também:

Mais em