Trinta e quatro candidatos a senadores, deputados federais e estaduais se comprometeram com a arquidiocese de Cascavel (PR) a, caso eleitos, seguirem princípios e valores católicos, como a defesa da vida desde a concepção até a morte natural e a Doutrina Social da Igreja. Os candidatos assinaram um termo com a Pastoral Política da arquidiocese, na iniciativa denominada ‘Voto consciente, útil e regional’.

A campanha foi lançada em agosto pela Pastoral Política da arquidiocese de Cascavel. A publicação da lista dos candidatos foi feita ontem (31). Segundo a pastoral, ao assinar o termo, “independentemente de partido, confissão religiosa e convicção pessoal, o candidato se compromete em observar alguns princípios e ações em favor da vida humana e do bem comum”. Entretanto, ressaltou, “o termo de compromisso não é uma carta da idoneidade moral do candidato”. 

Assinaram o documento três candidatos a senador, dez a deputado federal e 21 a deputado estadual.

Entre “cláusulas pétreas” definidas pela pastoral, estão o direito à vida desde a concepção até a morte natural (contra o aborto), a defesa dos mais vulneráveis, a dignidade da pessoa humana, colocando “o ser humano como prioridade na elaboração das leis e ações”, e a promoção da família entendida conforme à letra da Constituição Federal Brasileira, no seu artigo 226, inciso terceiro, que diz: “Para efeito da proteção do Estado, é reconhecida a união estável entre o homem e a mulher como entidade familiar, devendo a lei facilitar sua conversão em casamento”.

O termo de compromisso determina ainda que o candidato deve: “partir sempre do Evangelho, superando qualquer viés ideológico que ao Evangelho se oponha”; “orientar-se pelos princípios e valores da Doutrina Social da Igreja”, como princípio do bem comum, da destinação universal dos bens, de subsidiariedade, de participação, de solidariedade, de caridade, valores de verdade, liberdade, justiça, cuidado casa comum. O candidato também se compromete a “combater todo e qualquer tipo de corrupção”.

Além disso, o documento estabelece compromissos de investimentos no Oeste do Paraná, “justificando assim a importância do voto regional”. Segundo o termo, de toda verba parlamentar que destinar em seu mandato, os deputados estaduais deverão repassar 50% para os municípios da região da AMOP (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná). Para os senadores, o valor estipulado foi de 20% da verba. Já para os deputados federais, determina que devem destinar 15 milhões de reais anualmente para os municípios da AMOP, sendo que, no primeiro ano, esse valor será destinado ao Hospital Universitário do Oeste do Paraná para o custeio de cirurgias eletivas.

Segundo a Pastoral Política da arquidiocese de Cascavel, esse inciativa “é inovadora e somente será frutuosa, se acolhida também” pelo eleitor. “Sabemos que toda iniciativa em tal âmbito é limitada para resolver todos os problemas. Contudo, entendemos igualmente que ficar com os braços cruzados ou a criticar as iniciativas dos outros, é atitude infinitamente pior e infrutuosa”, afirmou.

Confira também: