“Temos uma certeza: Jornada Mundial da Juventude sem o Brasil não é mundial. Queremos que o contingente do Brasil seja o mais numeroso presente em Lisboa”, disse o presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, dom Américo Aguiar, na Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Aparecida (SP).

Dom Américo Aguiar, que também é bispo auxiliar de Lisboa, Portugal, está no Brasil com outros representantes da JMJ Lisboa 2023 para divulgar o evento e motivar a participação dos brasileiros na Jornada que acontecerá de 1° a 6 de agosto de 2023, na capital portuguesa. A programação da visita ao Brasil inclui a participação na 59ª Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida (SP) de 28 de agosto a 2 de setembro. Em seguida, irão a Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Brasília (DF), Belém (PA) e Fortaleza (CE).

Em entrevista coletiva na terça-feira (30), dom Américo afirmou que “até final de outubro” devem ser abertas as inscrições para a JMJ Lisboa 2023 e que “o papa será o primeiro peregrino a se inscrever”. “E se seguirão muitos e muitos do Brasil”, disse.

Responsável pelos peregrinos do Brasil na JMJ, a portuguesa Beatriz Gonçalves disse ao site da CNBB que há grandes expectativas em relação à participação dos brasileiros na Jornada. “Estamos há mais ou menos um ano em contato com irmã Valéria Leal, da Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB, e esperamos reunir em Portugal o máximo de jovens brasileiros. Espero que venham, que se integrem bem e façam uma linda experiência com Jesus”, declarou.

Segundo dom Américo, o objetivo é que “nenhum jovem se sinta descartado, se sinta fora deste convite”, porque “o convite não é para nenhuma elite, o convite é para todos os jovens do Brasil”. Entretanto, reconheceu que as dificuldades financeiras podem ser um “obstáculo”. Por isso, disse que a organização da JMJ busca formas de apoiar a participação dos jovens em Lisboa, através do Fundo de Solidariedade da JMJ, em negociação com a empresa área TAP para redução das passagens e no fomento a iniciativas locais de apoio aos jovens que desejam ir à JMJ.

O jornalista do Gabinete de Comunicação da JMJ, Paulo Rocha, disse ao site da CNBB que dom Américo Aguiar teve um diálogo com o diretor-executivo da EDUCAFRO, frei David dos Santos, para assegurar a participação de jovens quilombolas e indígenas da Jornada de Lisboa. Além disso, contou que jovens da Fazenda da Esperança de Guaratinguetá (SP) participarão da JMJ, com hospedagem a ser custeada pela Fazenda da Esperança de Portugal.

A EDUCAFRO é uma ONG mantida pelo Serviço Franciscano de Solidariedade que visa a inclusão de negros e pessoas vindas de escolas públicas em universidades públicas ou particulares, através de cursinhos comunitários e bolsas de estudo para graduação e pós-graduação em parceria com algumas instituições do país.

A Fazenda da Esperança, fundada por frei Hans Stapel e por Nelson Giovanelli, é uma comunidade terapêutica que atua desde 1983 na recuperação de dependentes químicos, com um método de acolhimento baseado em trabalho como processo pedagógico, convivência em família e espiritualidade para encontrar o sentido da vida.. Possui unidades em diversas cidades do Brasil e também em países da Europa, América, Ásia e África.

“Nós sabemos que os jovens estão disponíveis ao convite, mas às vezes temos dificuldade de nos conectar. A wi-fi é comum, temos em toda a parte, mas a senha é que às vezes nos falta, e o papa Francisco nos diz que esta senha é ‘Cristo Vivo’. Se o convite chega ao seu coração e a resposta é sim, então trabalharemos em conjunto para que seja possível esta participação”, disse dom Américo Aguiar.

A organização da JMJ fez ainda um convite para participação nos ‘Dias nas Dioceses’, que acontecerão de 26 a 31 de julho de 2023. Trata-se de um encontro que antecede a JMJ, a fim de integrar os peregrinos com as comunidades paroquiais das várias dioceses de Portugal.

Confira também: