“Os leigos em funções de liderança” foi o tema do encontro do papa Francisco com 197 cardeais dos 226 membros do Colégio Cardinalício no Vaticano hoje (30).

“A formação, a espiritualidade da Cúria e, sobretudo, a questão dos leigos e seu possível papel na direção de alguns dicastérios foram os temas sobre os quais as reflexões e discussões dos cardeais se concentraram durante a reunião a portas fechadas com o papa sobre a Praedicate Evangelium”, informou o Vatican News, serviço de notícias da Santa Sé.

A constituição Praedicate Evangelium, que reforma a Cúria Romana, entrou em vigor no dia 5 de junho, na Solenidade de Pentecostes.

O número 10 da Praedicate Evangelium diz: "todo cristão, em virtude do Batismo, é um discípulo-missionário na medida em que se encontrou com o amor de Deus em Cristo Jesus. Não se pode deixar de ter isso em conta na atualização da Cúria, pelo que a sua reforma deve prever o envolvimento de leigas e leigos, mesmo em funções de governo e de responsabilidade”.

O encontro começou com a saudação do papa seguida de um discurso do decano do Colégio Cardinalício, cardeal Giovanni Battista Re. Os cerca de 200 cardeais, patriarcas e superiores da Secretaria de Estado reunidos na Nova Sala do Sínodo “trocaram opiniões em grupos linguísticos, durante os quais foram feitas propostas, apresentadas ideias e pedidos de esclarecimentos. Em seguida foi realizada uma sessão plenária", disse o Vatican News.

O cardeal Paolo Lojudice, destacou que “quando se trabalha em pequenos grupos, é mais fácil confrontar uns aos outros e dialogar" e acrescentou que "foi feito um confronto aberto e sereno sobre a nova constituição e, em particular, sobre sua aplicação, sobre como colocá-la em prática”.

“Nos grupos, mais do que novos elementos, tivemos a contribuição de algumas ideias... É possível que existam algumas passagens que ajudem a compreender alguns elementos que são menos claros, menos evidentes, em particular o que diz respeito à presença de leigos nas funções de governo nos Dicastérios. Esta é uma porta aberta que esperamos que possa percorrer da melhor maneira possível”, disse Lojudice.

O cardeal Lojudice explicou que este encontro dos cardeais com o papa “é um ponto de partida porque os tempos são necessariamente longos para fazer uma reforma”.

“O papa se preocupa com isso e tem se preocupado com isso desde o início, é um dos pontos centrais do pontificado... Creio que mais cedo ou mais tarde chegaremos a uma consciência diferente, onde tudo é missão e missionariedade e poderá parecer paradoxal, os próprios escritórios da Cúria”, concluiu.

O encontro terminou com a missa celebrada pelo papa Francisco na basílica de São Pedro.

Confira também: