O papa Francisco pediu aos cardeais na missa que concluiu o consistório extraordinário que não deixem de se maravilhar e que “saiam desta celebração, e desta convocação cardinalícia, mais capazes de anunciar a todos os povos as maravilhas do Senhor”.

O papa Francisco celebrou hoje (30) missa na basílica de São Pedro, no Vaticano, da qual participaram 4,5 mil pessoas, incluindo cardeais de todo o mundo que viajaram a Roma para participar do consistório extraordinário.

No início de sua homilia, o papa Francisco destacou que “não é o próprio plano de salvação que nos encanta, mas o fato – ainda mais surpreendente – de que Deus nos envolve no seu plano”.

Para Francisco, "estas palavras do Ressuscitado ainda têm força para fazer vibrar nossos corações, dois mil anos depois".

Francisco disse que o Senhor pediu a todos os cardeais a mesma coisa que pediu aos apóstolos: a decisão divina de evangelizar o mundo.

“Irmãos, esta admiração é um caminho de salvação! Que Deus a mantenha sempre viva em nós, porque nos liberta da tentação de nos sentirmos 'à altura', de nutrir a falsa segurança de que hoje, na realidade, é diferente, não é mais como era no início", disse o papa Francisco.

O papa pediu-lhes que tivessem consciência do engano, “com que o Mentiroso tenta mundanizar os seguidores de Cristo e torná-los inofensivos” e a tentação com a qual os cardeais podem se sentir no topo de uma hierarquia.

Ele advertiu que esta é uma tentação que “pouco a pouco tira sua força, esperança, e tira sua capacidade de olhar para Jesus, que chama pelo nome. Este é o 'câncer' do mundanismo espiritual."

“A Palavra de Deus hoje desperta em nós admiração de estar na Igreja, de ser Igreja! E é isso que torna atraente a comunidade dos crentes, primeiro para si e depois para todos: o duplo mistério de ser abençoado em Cristo e ir com Cristo ao mundo”, destacou.

Ele também disse que "essa admiração não diminui em nós com o passar dos anos, nem diminui com o crescimento das nossas responsabilidades na Igreja".

"Graças a Deus não. Fortalece-se, torna-se mais profunda. Estou certo de que é assim também para vocês, queridos Irmãos, que entram a fazer parte do Colégio Cardinalício”, disse.

“Este, queridos irmãos e irmãs, é um ministro da Igreja: alguém que sabe maravilhar-se com o desígnio de Deus e com este espírito ama apaixonadamente a Igreja, prontos a servir na sua missão onde e como o Espírito Santo quiser”, explicou papa Francisco aos cardeais.

“Que seja assim para nós também! Que seja assim para cada um de vocês, queridos irmãos cardeais! Que a intercessão da Virgem Maria, Mãe da Igreja, nos obtenha esta graça”, pediu finalmente o papa Francisco.

Confira também: