A Rede Aparecida de Comunicação e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) cancelaram o debate presidencial que aconteceria em 13 de setembro, por causa da ausência dos candidatos e Luiz Inácio Lula da silva (PT) e Jair Messias Bolsonaro (PL) que aparecem nas pesquisas eleitorais em primeiro e segundo lugar respectivamente. Segundo a entidade, o cancelamento nessas condições estava previsto em regulamento.

Em nota oficial, a Rede Aparecida de Comunicação informou que os candidatos à presidência da República tinham até as 23h59 do dia 25 de agosto para confirmar a presença no debate promovido pela CNBB e transmitido pela TV Aparecida, em regime de pool com outras emissoras católicos do Brasil. Os candidatos Lula e Bolsonaro não confirmaram a participação.

A Rede Aparecida afirmou que, pelas regras do debate acertadas com os partidos políticos em reunião no dia 16 de agosto, ficou estabelecido que “se não houvesse confirmação de participação dos candidatos representantes de 50% + 1 das intenções de voto, conforme última pesquisa divulgada até a data da confirmação, o debate poderia ser cancelado”.

Segundo pesquisa do Instituto Paraná Pesquisa, de 24 de agosto, Lula lidera a disputa eleitoral tem 41,7% das intenções de voto e Bolsonaro está em segundo, com 37%. Considerando esse levantamento, disse a Rede Aparecida, “decidiu-se, como acordado em reunião, pelo cancelamento de debate”.

“A CNBB e a Rede Aparecida de Comunicação lamentam ter de tomar esta decisão, pois acreditam que o debate seria uma oportunidade única de promover um evento sadio, formativo e informativo para o bem público”, completou a nota.

A CNBB também fez debates presidenciais em parceria com a Rede Aparecida nas eleições de 2014 e 2018. Em 2018, Bolsonaro também não participou do debate da Rede Aparecida/CNBB. Na ocasião, ele estava internado após levar uma facada durante um comício em Minas Gerais.

Confira também: