O colégio de cardeais é o grupo mais próximo que assiste ao papa, formado por todos os cardeais da Igreja Católica. Hoje (27), o papa criará 20 novos cardeais, elevando o colégio a um total de 229.

Mas nem todos os 229 podem eleger o próximo papa.

O papa são Paulo VI estabeleceu em 1970 que os cardeais com mais de 80 anos não podem participar do processo de eleição de um papa; portanto, apenas os cardeais com menos de 80 anos são chamados de "eleitores".

Paulo VI também estabeleceu um limite para o número de eleitores: 120.

Em seu consistório extraordinário de hoje, uma reunião de todos os cardeais do mundo, o papa Francisco criará 16 novos cardeais eleitores, elevando o número total desses cardeais para 132, que elegerão o próximo papa em um futuro conclave.

O papa também criará quatro novos cardeais que já passaram dos 80 anos.

Seis dos cardeais eleitores completarão 80 anos no final de 2022; dois dos quais serão completarão esta idade no final de setembro.

Os europeus serão um total de 53 cardeais eleitores após o consistório. A Europa será a região que terá mais cardeais.

A Itália terá o maior número de cardeais, com 47, e o maior número de cardeais eleitores, com 20.

Outras regiões do mundo também vêm ganhando terreno, lideradas pela região da Ásia-Pacífico, cuja representação geral de cardeais eleitores aumentou de 9% em 2013 para 17% em 2022, segundo uma análise do Pew Research Center.

A África subsaariana também está em alta com eleitores, passando de 9% para 12%. A América Latina e o Caribe tiveram um aumento mais modesto, de 16% para 18%.

No final do consistório, 63% do Colégio de Cardeais terá sido nomeado pelo papa Francisco e o restante pelo papa são João Paulo II e pelo papa emérito Bento XVI.

João Paulo II e Bento XVI, assim como o papa João Paulo I, foram criados cardeais por Paulo VI. Bento XVI é o único cardeal sobrevivente criado por ele.

Em 2007, o papa Bento XVI voltou à tradição de longa data que exige uma maioria de dois terços para eleger um papa. São João Paulo II havia permitido uma maioria simples para uma eleição válida no caso de um impasse prolongado.

Confira também: